Plano CV cota 7,5893454 | Plano PAI I cota 1,4209257 | INPC 0,17% | Poupança 0,56% Dados Julho
O que é uma política de investimentos?
  • A Política de Investimentos determina a filosofia e as práticas de investimentos da entidade fechada ou aberta de previdência complementar. O documento auxilia a direção no processo de decisão das aplicações.

Onde posso ver a política de investimentos do INFRAPREV?
  • O INFRAPREV publica a Política de Investimentos no portal para consulta dos participantes. Basta acessar a seção Investimentos. O documento determina a filosofia e as práticas de investimentos do Instituto.

Quem decide o tipo de aplicação no INFRAPREV?
  • O Comitê Diretor de Investimentos – CDI do Infraprev é um órgão colegiado, responsável pelas deliberações relacionadas aos investimentos do Instituto. À Diretoria Executiva – DIREX, em linha com os princípios de governança e boas práticas de gestão, cabe garantir que as decisões tomadas no âmbito do Comitê Diretor de Investimentos - CDI sejam rigorosamente observadas, com total transparência, imprimindo segurança quanto à efetiva conformidade na execução das ações decorrentes do processo de tomada de decisão.

Por que o INFRAPREV investe em ações?

Os fundos de pensão possuem limites para aplicação em quatro segmentos: renda fixa, renda variável, imóveis e empréstimos. O INFRAPREV, através de sua Política de Investimentos, define os limites de aplicação para cada segmento para atender o cumprimento de seu passivo atuarial. Assim, é permitido ao Instituto atuar no mercado acionário buscando a melhor rentabilidade para seus ativos.

O que é renda variável?
  • Investimento no qual a rentabilidade não é determinada na data da aplicação. Uma aplicação é considerada renda variável quando o retorno ou rendimento é pouco previsível, pois está sujeito a grandes variações de acordo com o mercado. A maioria dos investimentos em renda variável é negociada em Bolsa de Valores.

O que é renda fixa?
  • Investimento no qual a rentabilidade pode ser determinada com antecedência (operações pré-fixadas) ou conhecida no momento do vencimento da aplicação (operações pós-fixadas). Nesta última modalidade, o valor de resgate é resultante do valor investido mais os rendimentos acumulados do indexador que atualiza este investimento. Exemplos de renda fixa: títulos de emissão do governo, Certificados de Depósitos Bancários e cadernetas de poupança.

O que se entende por fundo de investimento?
  • Representa um conjunto de ativos financeiros: títulos de renda fixa, renda variável e imóveis. Nesta modalidade se encontram fundos com perfil de investimentos somente em renda fixa, renda variável ou misto. Os fundos de investimento podem ser abertos ou exclusivos de um determinado número de cotistas. Sua rentabilidade será medida através da performance de seus ativos. 

Os fundos de investimentos têm risco?
Em se tratando de investimentos, sempre haverá riscos. Os fundos podem se expor em maior ou menor grau a alguns tipos de risco, dentre os quais os principais são o risco de crédito e o risco de mercado. Podem ser classificados como conservador (baixo risco), moderado (médio risco) e agressivo (alto risco).
O que são riscos de crédito e de mercado?
  • O risco de crédito está associado à capacidade do emissor do ativo honrar seu compromisso financeiro. Já o risco de mercado está relacionado a oscilações no valor diário dos ativos que compõem as carteiras dos fundos, em virtude de alterações de diversos fatores que influenciam determinado mercado.

Como escolher o melhor fundo de investimento?
  • Para escolher o melhor fundo de investimento é fundamental atentar para a consistência do histórico de desempenho e das decisões dos gestores, já que estes são os responsáveis pelas aplicações financeiras pertencentes às carteiras dos Fundos. Desta forma, o INFRAPREV adota processos internos que envolvem métodos quantitativos e qualitativos objetivando a melhor seleção de gestores e fundos.

O INFRAPREV aplica em empresas que tem comprometimento socioambiental?
  • O Instituto considera empresas comprometidas com o crescimento sustentável em seus processos de investimentos. O Instituto participa dos Princípios de Investimento Responsável, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A política de investimentos também possui critérios socioambientais e de governança corporativa a serem contemplados em suas decisões.

O que significa governança corporativa?
  • É o conjunto de práticas e relacionamentos entre os acionistas, conselho de administração, diretoria executiva, auditoria externa e conselho fiscal de uma empresa.