Plano CV cota 9,2900 | Plano PAI I cota 1,5481 | INPC 0,12% | Poupança 0,34% Dados de agosto
INFRAPREV

Aposentados participam de encontro com a diretoria

31/05/2019

A Diretoria Executiva abriu as portas do Instituto, em 23/5, para receber um grupo de aposentados inscritos no 1º Encontro Infraprev Mais Próximo de Você. Trata-se de um projeto piloto que contou com a presença de 11 participantes residentes no Rio de Janeiro, inscritos antecipadamente por e-mail. 

O objetivo das dirigentes é consolidar o evento na agenda corporativa do Infraprev como uma das iniciativas que visam à aproximação com os participantes assistidos. Além de prestar contas sobre a gestão e sobre os investimentos, responderam perguntas. “A decisão de promover um evento para os aposentados foi para saber seus anseios, o que a gente pode melhorar e os assuntos que mais suscitam dúvidas”, informou a diretora-superintendente, Claudia Avidos. 

A diretora de Benefícios, Ana Lúcia Esteves, procurou tranquilizar os participantes sobre o futuro do plano de previdência mesmo depois de ocorrerem as mudanças que estão sendo anunciadas na Infraero. “O Infraprev não vai acabar. Atualmente, são mais de 4 mil assistidos que recebem seus benefícios e, tanto essas pessoas, quanto os demais participantes, estão garantidos. O que pode acontecer é uma reestruturação do Instituto, adaptando-o as mudanças que ocorrerem”, ressaltou.

A diretora de Administração e Finanças, Juliana Koehler, falou um pouco sobre as mudanças na estrutura de governança dos investimentos para blindar o Infraprev. Especificamente sobre a política de investimentos, explicou que o Instituto realiza estudos para otimizar a alocação dos investimentos, buscando adequar o fluxo de caixa dos ativos (recursos financeiros) com o passivo (pagamento de aposentadorias e pensões até a última vida). Esses estudos técnicos são embasados em uma série de premissas atuariais (tábua de mortalidade, idade de aposentadoria, número de dependentes) e financeiras. 

Ainda segundo ela, esse casamento de ativos e passivos é fundamental para o equilíbrio do plano de benefícios. “O Infraprev tem cerca de 70% da carteira de investimentos alocada em renda fixa, sendo a maioria desses recursos em títulos públicos com taxas muito boas. Isso nos dá uma maior segurança”, enfatizou. 

 Na opinião dos presentes, o encontro esclareceu dúvidas e colocou em pauta assuntos relevantes para todos os participantes. “Penso na possibilidade de fazer um Infraprev para os meus filhos, e até para os netos pois sei que sou exemplo de que a Instituição é verdadeira e que de fato funciona, ela é confiável”, disse a aposentada Ana Christina Franco, visivelmente emocionada. “Para quem está contribuindo pouco e ainda tem tempo para se aposentar, aumente porque lá na frente você vai ver que de fato vale a pena”, concluiu. 

Na mesma linha, a recém-aposentada Elizabeth da Cunha Chaves elogiou a iniciativa. “Esse encontro aproximou bastante a diretoria dos assistidos, onde nós pudemos expor as nossas dúvidas, receber os esclarecimentos e as informações mais recentes do Infraprev e compartilhar com muitos colegas que já são assistidos há muito tempo, trazendo experiência para quem é mais recente no Instituto”, disse ela, que está aposentada há apenas dois meses. 

Prestigiaram também o esse primeiro encontro César Antonucci, Fernando Antônio Lourenço da Silva, Ivan Guimarães da Cruz, João Rodrigues Nogueira, Maria Celeste Pais Guedes, Marília Figueiredo, Marise Faccion, Rita Menezes dos Santos Carlos, Sueli da Conceição Poucinho e Reinaldo de Arouca Monteiro.