Plano CV cota 8,224615 | Plano PAI I cota 1,489427 | INPC 0,25% | Poupança 0,37% Dados Julho
INFRAPREV

Carioca vence concurso de fotografia

18/02/2009

O vencedor do I Concurso de Fotografia do INFRAPREV é carioca e trabalha no Aeroporto Santos Dumont. Antônio Correa Barrocas arrebatou o primeiro lugar concorrendo com mais 10 participantes e ganhou uma máquina fotográfica digital.

O segundo lugar ficou com o mineiro Erasmo Aparecido de Oliveira, do Aeroporto de Pampulha, que recebeu um aparelho de DVD e o terceiro, com a carioca Suely Caetano da Silva, do INFRAPREV, e seu prêmio foi um aparelho MP3.

O fotógrafo Marco Antonio Gambôa estabeleceu com os outros componentes da comissão julgadora os critérios para escolha. Os pontos avaliados foram: arrebatamento da foto, ou seja, o gostar ou não da foto pelo que ela provoca; pertinência ao tema estabelecido, recursos técnicos utilizados e técnicas de enquadramento e composição da foto.

A comissão foi formada, além do fotógrafo, pelo membro do Conselho Deliberativo, Diblaim Carlos da Silva; pelo participante do Aeroporto Santos Dumont, André Luiz Martins, e pela gerente de Arrecadação e Cadastro do Instituto, Olívia Maria Oliveira Correa.

Os 11 concorrentes - do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul - receberam certificado de participação e suas fotos foram publicadas no calendário de mesa de 2008.

O fotógrafo Marco Gambôa dá uma dica a quem quer fotografar: “coloquem amor no trabalho fotográfico”.  E esclarece que, mesmo quando o fotógrafo opta por manipular a foto, o momento congelado deve guardar o movimento das coisas. “O importante é que a foto provoque a imaginação e a proliferação de novas imagens”, concluiu.