Passada a euforia com os festejos de Natal e de Réveillon, começam a chegar as faturas. Quem exagerou nas compras dos presentes e dos ingredientes para a ceia pode ter uma tremenda ressaca em janeiro, quando as despesas extras com IPTU, IPVA, matrícula escolar, compra do material apertam um pouco mais o orçamento doméstico. Janeiro também costuma ser mês de férias escolares. Para quem tem filho nessa fase, o recesso é sinônimo de gastos extras com lazer e diversão.
Embora todas essas despesas aconteçam sempre no mesmo período, a maioria dos brasileiros admitiu, em pesquisa realizada pela Serasa Experian, que não costuma se programar para arcar com esses gastos. O planejamento financeiro é uma das ferramentas mais importantes para as famílias que desejam manter o orçamento sob controle e alcançar objetivos a curto e a longo prazos.
Educação financeira no Infraprev
O programa de Educação Previdenciária e Financeira do Infraprev procura conscientizar os participantes ativos e assistidos sobre a importância do planejamento financeiro, visando desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões conscientes sobre finanças e consumo. É bom ficar atento às ações propostas pelo programa.
Comece a ensinar educação financeira à sua família de forma gradativa, mostrando como a economia de hoje pode gerar frutos no futuro. Não adianta proibir a família de gastar radicalmente sem mostrar uma razão razoável nem estabelecer metas que não sejam realistas ou que causem impactos sérios no padrão de vida familiar.
Procure pagar à vista
No início do ano, uma das vantagens de se organizar com antecedência é garantir desconto no pagamento do IPTU e do IPVA. Quem tem dinheiro aplicado, por exemplo, precisa comparar a rentabilidade do investimento com a taxa de juros do pagamento parcelado. Se a rentabilidade for menor que o desconto, pode valer a pena quitar as dívidas de uma vez.
Aperte o orçamento
Dependendo quanto você gastou durante as festas, em janeiro ainda estará pagando a conta. No próximo ano, veja onde é possível reduzir gastos e procure guardar uma quantia mensal para pagar as despesas extras em janeiro de 2021 sem aperto. Parece distante, mas, quanto antes você começar a se planejar, menor o esforço.
Evite pequenos gastos e compras por impulso
Evite erros comuns como o descontrole com pequenos gastos do dia a dia. Esses valores, quando contabilizados, podem impactar no orçamento. Outro grande vilão são as compras por impulso. Segundo especialistas, a dica é evitar promoções e ofertas, que estimulam o consumo.
Revise o planejamento de vez em quando
Todo planejamento financeiro precisa de ajustes periódicos. Os objetivos das pessoas mudam, o padrão de renda costuma variar e pequenos erros de estratégia podem estar escoando o esforço da família pelo ralo.
Empréstimo do Infraprev tem as melhores taxas
O orçamento apertado pode levar muitas pessoas ‘crédito fácil’, como cheque especial e cartão de crédito. Porém, essas são as modalidades mais caras, com taxas de juros de mais de 300% ao ano. O empréstimo oferecido pelo Infraprev aos participantes tem um dos menores juros disponíveis no mercado. As condições são mais vantajosas inclusive que o crédito consignado, modalidade mais barata de crédito do País, comparado com dados do Banco Central.
Apesar de contar com condições diferenciadas, o empréstimo do Instituto é um investimento e precisa rentabilizar o patrimônio dos participantes. Por isso, quem pretende recorrer a este crédito precisa ficar atento. As prestações são descontadas no contracheque e, durante o período de pagamento, o participante tem redução dos ganhos mensais.