Plano CV cota 8,25827 | Plano PAI I cota 1,498042 | INPC 0,30% | Poupança 0,37% Dados Setembro
INFRAPREV

É preciso planejar a aposentadoria

13/09/2011

A aposentadoria causa fortes emoções. Há aqueles que desejam ter o descanso merecido; os que querem, mas têm medo; e outros que não querem nem cogitar a possibilidade.

Hoje, as pessoas que estão chegando à faixa etária de se aposentar têm melhores condições de saúde e maior expectativa de vida. Com a experiência adquirida na orientação de pós-carreira, percebemos uma evolução na visão da aposentadoria.

As pessoas chegam apreensivas a essa fase; mas, com uma visão de futuro mais otimista, elas têm ânsia de continuar vivendo. É preciso traçar as metas antes do ato da aposentadoria, preparar-se e viabilizar condições e recursos que possibilitem a conquista do que se tem por meta.

A aposentadoria é apenas mais uma das mudanças e transições pessoais por que passamos. Um momento de virada, que traz dúvidas, ansiedades, angústias, medos e incertezas, mas pode trazer desafios, realizações, satisfação, crescimento e prazer.

Se a aposentadoria é algo previsível, então, por que não começar a se planejar com um tempo adequado para ela? Um bom exercício pode ser considerar o voluntariado, a possibilidade de uma nova atividade profissional, a participação em grupos ou associações. Ou voltar a estudar, refletir sobre a abertura de um negócio próprio, viajar, estar com a família e o círculo de amigos, resgatar a espiritualidade e enriquecer a vida cultural, dentre muitas outras iniciativas. 

(FERNANDO DIAS - O Tempo)