Plano CV cota 7,8068868 | Plano PAI I cota 1,4539611 | INPC 0,18% | Poupança 0,43% Dados Novembro
INFRAPREV

Empréstimo sem avalista

18/02/2009

A figura do avalista, que antes era necessária para os participantes ativos que solicitassem um empréstimo com valor maior que sua reserva, foi substituída por um fundo garantidor.

O fundo garantidor assegura a quitação em casos de falecimento e inadimplência.  A cota do fundo garantidor será deduzida no ato da concessão do empréstimo e corresponderá a 1% ou 2% do valor concedido, dependendo do valor da reserva do participante ser maior ou menor que o empréstimo requerido. A nova cota substitui a de quitação por morte, até então existente.

Também houve mudança no prazo do financiamento. Os empréstimos simples agora podem ser concedidos em até 60 meses para todos os participantes, exceto aqueles que possuem menos de um ano de inscrição no Instituto.

Essa ampliação do prazo vale também para os aposentados e pensionistas que recebem seu benefício do INSS junto com a suplementação do INFRAPREV, mediante convênio.
Outra novidade é a opção que o participante tem de transferir o seu empréstimo com outra instituição financeira para o INFRAPREV, uma vez que a taxa é inferior as praticadas pelo mercado. O participante pode retirar um novo empréstimo, quitar sua dívida com a instituição financeira e ficar apenas com o empréstimo do Instituto.

Desde setembro, a liberação de empréstimo está sendo feita em até 72 horas, depois do recebimento do pedido pela Gerência de Empréstimos. Para documentos que cheguem ao INFRAPREV na sexta-feira, o prazo passa a contar a partir de segunda-feira.