Plano CV cota 7,8068868 | Plano PAI I cota 1,4539611 | INPC 0,18% | Poupança 0,43% Dados Novembro
INFRAPREV

Entenda a Política de Investimentos

10/02/2009

Para entender melhor a Política de Investimentos é necessário primeiramente saber o significado do estudo de Asset Liability Management (ALM). É o estudo técnico que visa estabelecer o planejamento a ser seguido para os investimentos respeitando-se o fluxo dos compromissos previdenciais de cada plano com o pagamento de benefícios aos participantes (passivo atuarial). Eles devem estar bem alinhados para que não faltem recursos no presente e no futuro. Por isso, o ALM é a base para o desenvolvimento da política.

 

Perfil do participante - INFRAPREV elabora anualmente seu estudo de ALM e sua Política de Investimento. Tira uma “fotografia” de sua população de participantes, fazendo o levantamento de idade, salário, sexo, tempo de contribuição, tempo para aposentadoria, número e idade de dependentes, entre outros dados.

 

Esses dados serão considerados no momento da análise dos investimentos que o Instituto possui em carteira. Além disso, leva em consideração o cenário econômico e a expectativa de taxa de juros esperada para os próximos anos. 

 

Com todos esses elementos, os técnicos traçam o fluxo das obrigações previdenciais (passivo atuarial) e definem quais são as melhores composições de carteira de investimentos que maximizem os resultados financeiros, respeitando-se o grau de liquidez e rentabilidade mínima necessárias ao pagamento dos benefícios com todos os participantes e seus beneficiários.

 

Princípios - A gerente Financeira, Maria Aparecida Donô, explica que com base no Estudo de ALM, o Instituto define a Política de Investimento que melhor atenderá as necessidades de pagamento dos benefícios.

 

Adianta que na Política de Investimento do INFRAPREV estão contidos os princípios de Governança, sua alocação estratégica em função de seu passivo atuarial, as diretrizes de alocação de seus ativos, os controles e o monitoramento de seus riscos e demais orientações.

 

Nos últimos anos o INFRAPREV, como um dos membros signatários dos Princípios para Investimento Responsável, vem incorporando, em sua Política de Investimentos, diretrizes e práticas de responsabilidade socioambiental, para atender suas atividades e investimentos e garantir os níveis de rentabilidade, segurança, liquidez e solvência compatíveis com seus compromissos atuariais ao longo prazo.