Plano CV cota 11,6332 Var. mês -0,05% | Plano PAI I cota 1,7573 Var. mês 0,94% | INPC -0,38% | Poupança 0,65% Dados de Novembro
INFRAPREV

Entidades celebram Dia do Aposentado com homenagens

25/01/2023

A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) realizou ontem, 24 de janeiro, a tradicional cerimônia em homenagem ao Dia do Aposentado, um dos eventos mais importantes do calendário do segmento. A homenagem foi transmitida ao vivo pela internet através do canal da Aassociação no Youtube e contou com a participação de EFPCs de todo o Brasil. O Infraprev indicou o assistido Severino Ferreira Carlos, de 93 anos, que está aposentado pelo Instituto desde 1984 para ser homenageado na solenidade. Como gesto simbólico, ele recebeu um Certificado de Participação ao Dia do Aposentado 2023, representando todos os aposentados do Instituto. 

A Previdência Social do Brasil completa 100 anos de existência este ano e a data escolhida para a celebração do Dia do Aposentado é uma referência à publicação da Lei Eloy Chaves, que instituiu as bases do Sistema Previdenciário Brasileiro, criando a caixa de aposentadorias e pensões para empregados das empresas ferroviárias. 

Já a previdência complementar brasileira está comemorando 46 anos e tem como marco regulatório a Lei 6.435. Atualmente o sistema administra recursos na ordem de R$ 1,3 trilhão e paga R$ 100 bilhões em benefícios por ano, mostrando toda a sua pujança. 

A edição 2023 do Dia do Aposentado, que teve como tema Viver mais ou viver melhor?, contou na abertura com as participações Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, e do procurador-chefe da Previc, Fábio Lucas de Albuquerque Lima. 

Na sequência, o evento teve duas palestras com os temas: Você está preparado para viver 100 anos?, ministrada mestre em gerontologia pela PUC-SP, Denise Mazzafero, e Memória, como está a sua?, apresentada pela doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, Gislaine Gil. Quem desejar, pode assistir o evento na íntegra no portal da Abrapp. Clique aqui.