Plano CV cota 7,7997024 | Plano PAI I cota 1,4470186 | INPC 0,37% | Poupança 0,47% Dados Outubro
INFRAPREV

ESCLARECIMENTOS SOBRE A APLICAÇÃO DO INFRAPREV NO BANCO BVA

30/10/2012

O INFRAPREV esclarece que o título da matéria “Operações milionárias sobre suspeitas” publicada no último dia 28 de outubro, no jornal Correio Braziliense, não condiz com o seu texto.  

O Instituto atua com absoluta responsabilidade na gestão dos investimentos dos participantes e do patrocinador, bem como segue rígidos critérios de governança corporativa e fundamentados em expertises técnicas que garantem maior segurança e liquidez. 

Nos últimos dez anos o INFRAPREV passou da 56ª posição no ranking de patrimônio para a 38ª, de acordo com dados de setembro de 2012 da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Ressalta-se, inclusive, que o Instituto vem obtendo, nos últimos anos, superávit na aplicação dos recursos que são investidos pelos seus participantes. Essa posição alcançada é em consequência da gestão eficiente dos recursos de seus participantes.

As aplicações no Banco BVA, assim como todos os investimentos efetuados pelo Instituto, foram realizadas tão somente por critérios técnicos. O INFRAPREV possui dois ativos no BVA - Depósitos a Prazos com Garantia Especial (DPGE) e cotas dos Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FDIC) -, que contam com estrutura de garantias que cobrem os valores investidos.   No caso dos DPGE, do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), os procedimentos para quitação já foram providenciados e a formalização do ressarcimento deve acontecer nos próximos dias.   

Em relação ao Patriarca Private Equity Fundo de Investimento em Participações, gerido pela BRL Trust Serviços Fiduciários e Participações Ltda, o INFRAPREV aguardará, prudentemente, o relatório do Banco Central (Bacen).  O Instituto esclarece que as cotas desse fundo foram adquiridas em novembro de 2010, quando a agência LF Rating atribuía ao Banco BVA o grau de risco “BBB+”, que é considerado no mercado financeiro como sendo uma boa classificação.

A constituição do Fundo Patriarca foi autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Banco Central. O Fundo Patriarca reúne entre seus cotistas empresas privadas, fundos de previdência de servidores de estados, fundos de previdência de servidores de municípios, fundos de pensão e pessoas físicas.

O investimento no Fundo Patriarca representa 1,13% do patrimônio do Instituto de R$ 2.155 bilhões.  Essa aplicação está alinhada ao Plano de Investimentos do INFRAPREV, que estabelece entre outros a diversificação de carteiras. O Plano é aprovado anualmente por todas as instâncias de governança e submetido à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão fiscalizador dos fundos de pensão.

O INFRAPREV é uma instituição que se pauta pela transparência e os membros da sua Diretoria e os Conselhos Deliberativo e Fiscal, bem como o seu corpo funcional têm consciência de sua responsabilidade como gestores dos recursos de seus participantes e de seu patrocinador.

Diretoria Executiva