Plano CV cota 8,25827 | Plano PAI I cota 1,498042 | INPC 0,30% | Poupança 0,37% Dados Setembro
INFRAPREV

Fernando Gonçalves vence concurso com paisagem baiana

24/11/2010

Concurso de Fotografia bate recorde de inscritos

O 1º lugar no concurso de fotografia foi para o carioca Fernando Gonçalves Júnior, há 21 anos no Aeroporto do Galeão. Na opinião dos jurados sua foto em Arraial d’Ajuda, Bahia, reuniu ótimo enquadramento, boa luz e beleza da paisagem. O 2º lugar foi de José Francisco de Souza Filho, de Minas Gerais, do Aeroporto de Confins e o 3º lugar de Felipe Souza Santos, do Aeroporto Internacional do Recife.  

A IV edição do concurso bateu recorde de inscrições, 196 fotos. O tema “Esse é o Brasil que eu conheço” inspirou os participantes que postaram fotos de quase todos os estados brasileiros. A comissão de jurados foi composta pelo participante Hilton Jandres do Aeroporto Santos Dumont, pelo fotógrafo Marco Gambôa, pela chefe do Setor de Contabilidade, Renata Ferretti e pelo conselheiro fiscal Jurandyr Machado da Cunha.

A comissão conferiu, ainda, menção honrosa para Alexandre Homem Del Rey, José Joaquim de Almeida, Rodrigo Krutzmann, Helena Valéria da Silva, Evaldo Martins, João Carlos Menezes, Erasmo Aparecido de Oliveira, Robson Fernandes Dombrosky e Rosany dos Santos Ventura.

Todas as fotos podem ser vistas no hotsite do concurso na página do INFRAPREV na internet. Os prêmios do concurso foram patrocinados pela Chibra Corretora/Porto Seguro. 

1º lugar – Fernando Gonçalves Júnior – Rio de Janeiro, RJ

A foto vencedora foi clicada logo de primeira. “Vi as fitinhas do Senhor do Bom Fim balançando com o vento, contrastando com a luz do mar ao fundo e aproveitei para enquadrar com o vendedor de cocos ao lado da igreja”, conta.

O prazer pela fotografia vem de família. O avô e o pai já eram fotógrafos e ele foi seguindo os mesmos passos. Fernando guarda até hoje a máquina Leica, do avó e a Trip 35, do pai. “Sempre tirei fotografias, mas desde 2001quando comprei uma máquina digital é que passei a clicar tudo”, revela o carioca que agora dividi a lente com o filho de 9 anos.

2º lugar – José Francisco de Souza Filho – Lagoa Santa, Minas Gerais

José Francisco comprou uma máquina digital especialmente para participar do Concurso em 2010. No ano anterior ele conta que ainda não tinha o equipamento por isso não concorreu.

Foi numa viagem com a esposa para Cachoeira Paulista – SP que encontrou a paisagem perfeita. “Achei bacana a ferrovia desativada em ruínas, a luz do sol, a curva dos trilhos. Não entendo de técnicas, mas quero muito fazer um curso de fotografia.”, revela. 

Para ele o mais importante do Concurso de Fotografia é forçar o aprendizado à informática. “Não trabalho com computador e para participar tive que aprender como fazer. Que bom uai”, diz o mineiro radiante com a vitória.    

3º lugar – Felipe Souza Santos – Recife, PE

A tecnologia e a composição do ambiente chamam a atenção de Felipe quando o assunto é fotografia. Após comprar a primeira câmera semi-profissional e conhecer melhor os recursos resolveu fazer um curso da National Geographic. “Recomendo para registrar de forma mais bonita os momentos com a família e as viagens”, conta.  

Na foto que lhe rendeu o prêmio ele buscou um ângulo diferente. “Tive a idéia de deixar a estátua em primeiro plano e registrar com mais fidelidade o sentimento que o lugar transmite aos visitantes”. Deu certo.