Este ano, pela primeira vez, o Infraprev manifestou apoio público ao movimento Janeiro Branco, promovido por psicólogos com o propósito de discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais qualidade de vida. O esforço de conscientização motivado pela campanha é fundamental, uma vez que o assunto ainda é alvo de muito preconceito.
Janeiro foi escolhido pelos idealizadores do movimento por ser o mês quando as pessoas têm a sensação de recomeço, fazem mutas promessas e iniciam planos para mudar o estilo de vida. Portanto, clima bastante propício para começar ano pensando também na saúde mental.
Durante a campanha, que vem ganhando espaço em todo país, são realizadas diversas ações de promoção, proteção e prevenção à saúde mental. A divulgação acontece nas redes sociais, na imprensa, em ações realizadas em logradouros públicos (parques, ruas e praças) e nas redes pública e privada de saúde, entre outros locais.
Conheça os objetivos da campanha:
Fazer de janeiro um marco para a efetivação de ações em prol do combate à doença emocional e chamar a atenção para o tema;
Aproveitar a simbologia do início do ano para incentivar a reflexão a respeito da saúde mental e emocional;
Sensibilizar a mídia e as instituições sociais sobre a importância da promoção da saúde mental e emocional das pessoas;
Contribuir para a disseminação de uma cultura da saúde mental que estimule a elaboração de políticas públicas sobre este tema.