Plano CV cota 7,7997024 | Plano PAI I cota 1,4470186 | INPC 0,37% | Poupança 0,47% Dados Outubro
INFRAPREV

Infraprev constrói nova marca com apoio de participantes

15/03/2016

O mundo evolui, as pessoas evoluem e as marcas idem. Por isso o Infraprev está de marca nova. No seu desenvolvimento, o Instituto levou em consideração a sua visão de futuro “Ser reconhecido como um fundo de pensão inovador, competitivo e cada vez mais comprometido com os participantes, patrocinadores, instituidores e sociedade, com base nos princípios de sustentabilidade”.

E pensando no próprio futuro, o Infraprev foi buscar junto aos seus participantes algumas respostas para seguir em frente com sustentabilidade. Ouviu participantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre. Eles foram convidados a participar de uma discussão em grupo sobre o seu fundo de pensão. A quantidade de cinco grupos definida para o estudo atendeu aos requisitos necessários para a execução do trabalho, realizado por consultor de comunicação externo no segundo semestre de 2015, e ao orçamento disponível.

A percepção dos entrevistados indicou a necessidade do reposicionamento da marca para um cenário onde o Infraprev precisa se lançar no mercado, para no futuro ter novos patrocinadores e instituidores. Sinalizaram que isso deveria ser feito de modo cuidadoso, sem rompimentos drásticos. Sugeriram, também, que atributos e características positivas que dão solidez à marca Infraprev fossem reforçados.

Com base no estudo, a construção da nova marca para o Infraprev partiu da premissa de que não se trata de uma ruptura, mas sim de uma evolução. A evolução de uma marca que tem uma história de 33 anos, que precisa manter as suas características de proteção, segurança e confiança. Mas que necessita também inovar e evoluir com seus participantes.

Como tudo surgiu - A primeira indicação da necessidade de reformulação da marca surgiu no Diagnóstico Estratégico de Comunicação feito no último trimestre de 2014, para elaboração de um Planejamento de Comunicação do Infraprev.

Para esse trabalho foram realizadas entrevistas, por meio de questionário com perguntas em profundidade, com lideranças do Infraprev e seus patrocinadores, além de enquetes digitais com empregados e participantes do Instituto. As entrevistas pessoais com as lideranças envolveram 26 profissionais das seguintes áreas e instituições: diretoria, gerências e conselhos deliberativo e fiscal do Infraprev e representantes dos patrocinadores.

O diagnóstico com os públicos estratégicos demonstrou a necessidade de realizar a comunicação de forma integrada e estruturada, como também um estudo da marca. As análises, recomendações e pontos fortes pesquisados embasaram, também, a atualização da Política de Comunicação.

 

Algumas percepções dos participantes da marca antiga

 

“A marca é muito antiga, lembra a Arsa, poluída.”

“Positivo é o nome do Infraprev continuar sendo Infraprev. 

PREV - Previdência vai ser sempre, e Infra, se for concessionária, cuida da infraestrutura dos aeroportos.”

“Se você vai criar outra marca, a antiga tem que morrer aos poucos.”

“Acho que tem elemento demais, eu até retiraria. Hoje as marcas são mais limpas. Acho que marca tem que ser uma coisa que você bate o olho e associa.”

“Acho a marca antiquada.”

“Ela é muito simples. E meio paternalista.”

“Eu acho a marca muito caseira.”

“É uma família tradicional.”

“Não gosto do itálico.”