Plano CV cota 8,1999528 | Plano PAI I cota 1,4777815 | INPC 0,21% | Poupança 0,37% Dados Abril
INFRAPREV

INFRAPREV é primeira empresa brasileira a assinar Declaração do Capital Natural

28/05/2012

O INFRAPREV é a primeira empresa brasileira signatária da Declaração do Capital Natural que será lançada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. A Declaração, iniciativa da ONU, é um compromisso do setor financeiro de trabalhar pela “integração de um critério de capital natural para produtos e serviços no século 21”.

O capital natural incorpora todos os ativos naturais da Terra (solo, ar, água, flora e fauna) e os serviços ecossistêmicos a eles associados e que tornam possível a existência da vida humana. Economicamente, são muito valorizados os produtos e serviços provenientes do capital natural, que está em alimentos, fibras, água, saúde, energia, segurança climática, entre outros, essenciais a todos.

— A Declaração é vista como um dos pontos-chave da Rio+20. Um dos maiores desafios de corporações, governos e sociedades é promover o desenvolvimento econômico através do uso sustentável do capital natural. Isso requer uma profunda mudança nos padrões de produção e consumo, o que é possível com investimentos em capital humano, capital social e boa governança.  Ao aderir,  o INFRAPREV reafirma seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade. Queremos também incentivar outras instituições brasileiras a se engajarem na prestação de contas sobre a utilização dos recursos naturais em suas atividades, afirma Carlos Frederico Aires Duque, diretor-superintendente do INFRAPREV.

Ao assumir esse compromisso, o INFRAPREV se associa a 20 instituições financeiras dos Estados Unidos, Reino Unido, China, Itália, Países Baixos, Austrália, México, Equador, Paraguai, Ilhas Britânicas, África do Sul e Nova Zelândia.

- O desenvolvimento sustentável é o caminho pelo qual seguirão os fundos de pensão neste século. O engajamento do setor permitirá o surgimento de novas modalidades de investimentos, com benefícios para toda a sociedade. É uma responsabilidade que os fundos de previdência terão que assumir cada vez mais, tendo em vista a visão de longo prazo de seus compromissos, explica Carlos Frederico Duque.

Aproximadamente 17% do patrimônio do INFRAPREV já estão alocados em ativos e setores econômicos que têm entre seus princípios a governança corporativa e a responsabilidade socioambiental.