Plano CV cota 8,224615 | Plano PAI I cota 1,489427 | INPC 0,25% | Poupança 0,37% Dados Julho
INFRAPREV

Infraprev faz adesão ao Código de Autorregulação da Abrapp

25/09/2018

O Infraprev aderiu ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos da Abrapp/Sindapp/ICSS, documento que reúne princípios que devem reger a governança de investimentos das entidades signatárias. O objetivo do código é colaborar com o aperfeiçoamento das boas práticas de governança de investimentos, mitigar a percepção de riscos existentes e contribuir para o desenvolvimento sustentável da previdência complementar fechada.

O código de autorregulação prevê princípios, além dos que constam na legislação, que deverão nortear a gestão dos investimentos da entidade aderente ao código. “Na verdade, fizemos adaptações em algumas normas internas e criamos novas políticas de forma a dar mais clareza e confiabilidade nas decisões de investimento tomadas pelo Instituto”, explica a diretora superintendente, Claudia Avidos J. Pereira.  

Um dos itens aprovados foi a política de alçadas de investimentos, que define os responsáveis por cada etapa da tomada de decisão dos investimentos. O outro foi a política de riscos, que define de forma clara como a gestão de risco deve ser praticada pelo Infraprev. O código orienta também que a entidade tenha um processo de seleção de gestores bem documentado e com diversas etapas. “Muitas das medidas já eram praticadas pelo Infraprev, mas foram adaptadas e atualizadas para atender ao código. Nosso compromisso é com o participante e queremos que as regras adotadas sejam as mais transparentes e as informações de investimento sejam assimiladas e compreendidas, aponta Claudia.  

A adesão ao código de Autorregulação da Abrapp é voluntária e gratuita. Atualmente 55 entidades são signatárias do documento e, em uma segunda etapa, poderão se submeter a processo de auditoria para obtenção de selo.