Plano CV cota 8,43877 | Plano PAI I cota 1,50503 | INPC 0,40% | Poupança 0,37% Dados Outubro
INFRAPREV

Infraprev promove palestra sobre Investimentos Inteligentes

29/11/2018

Os empregados do Infraprev assistiram à palestra Investimentos inteligentes, apresentada pelo educador financeiro Cláudio Porto Foresti, em 27 de novembro. O evento está inserido no Programa de Educação Previdenciária e Financeira e foi uma parceria com a XP Investimentos e com a empresa Vanguarda Capital, visando trazer um pouco mais de informação sobre o tema para os empregados.

“É fundamental que todos saibam da importância da organização financeira e de investir na vida pessoal para um futuro mais tranquilo”, disse a diretora-superintendente do Instituto, Claudia Avidos, na abertura da apresentação, que também contou com a presença das diretoras Ana Lúcia Esteves e Juliana Koehler.

Segundo Foresti, a maioria dos brasileiros prefere o conservadorismo da poupança, mas existem outras opções de investimento no mercado. “O Brasil vem reduzindo as taxas de juros. Para acumular mais patrimônio, precisaremos trabalhar por mais tempo ou diversificar nossos investimentos”, explicou. 

Na avaliação do educador, ser participante de um plano de previdência patrocinado pelo empregador, como é o Infraprev, é disparado o melhor investimento disponível no mercado. “Como existe uma paridade contributiva da empresa, os participantes já saem ganhando 100% do capital investido. Nenhum outro negócio garante essa rentabilidade.” Em razão da contribuição do patrocinador e da possibilidade de abater até 12% das contribuições em favor do plano no Imposto de Renda, ele aconselha contribuírem pelo limite máximo.

Entre as alternativas de investimento disponíveis no mercado, Foresti explicou resumidamente como funciona o mercado de ações, os fundos de investimentos, imóveis, títulos de renda fixa entre outros.  Alertou, porém, que em economia vale a velha máxima: “não existe almoço grátis”. Ou seja, é preciso desconfiar de produtos financeiros que oferecem uma remuneração muito acima da média. “Quem não tem experiência, antes de fazer um investimento deve buscar informações com o gerente do banco ou com uma corretora”, destaca.