Plano CV cota 8,224615 | Plano PAI I cota 1,489427 | INPC 0,25% | Poupança 0,37% Dados Julho
INFRAPREV

Infraprev realiza evento sobre Programa de Integridade

29/03/2018

O Infraprev realizou evento sobre Programa de Integridade, em 27 de março no Rio de Janeiro, que contou com a presença dos empregados do Instituto, membros do Conselho Deliberativo e profissionais de outras entidades de previdência privada. 

Foram convidados para participar como palestrantes o diretor de Compliance da Siemens, Reynaldo Makoto Goto, a gerente de Gestão de Riscos e Conformidade da Petros, Sandra Regina de Oliveira e o gerente de Conformidade e Controles Internos da Previ, Rafael Soares Ribeiro de Castro, além da diretora-superintendente do Infraprev, Claudia Avidos e a gerente de Compliance e Riscos, Clarissa Braga. 

Ética, governança, corrupção, fraudes, mecanismos de controle e prevenção foram alguns dos assuntos discutidos por esses profissionais das áreas de riscos e compliance

Após a abertura do evento pela diretoria-superintendente, Claudia Avidos, que abordou a corrupção no Brasil e no mundo e o conceito de integridade, a gerente de Compliance e Riscos, Clarissa Braga, apresentou o Programa de Integridade do Infraprev e explicou a importância da prevenção dos riscos de fraude, por meio do incentivo à denúncia e da utilização dos diversos mecanismos de controle. Entre as medidas já implantadas, mencionou a atualização do código de ética, normas e regras para apuração de responsabilidades e análise de risco reputacional. 

As experiências da Siemens no mundo corporativo e da Petros e Previ no segmento de previdência complementar privada, demonstraram a importância de se ter um Programa de Integridade para combater a corrupção e que não existe fórmula única. Cada empresa precisa adequar o seu programa a sua história, complexidade e riscos.


Da esquerda para direita: o gerente de Conformidade e Controles Internos da Previ, Rafael Soares Ribeiro de Castro;  a gerente de Gestão de Riscos e Conformidade da Petros, Sandra Regina de Oliveira; o diretor de Compliance da Siemens, Reynaldo Makoto Goto;  a gerente de Riscos e Compliance, Clarissa Braga; a diretora-superintendente, Claudia Avidos, a diretora de Administração e Finanças, Juliana Koehler e a diretora de Benefícios, Ana Lúcia Esteves.




Diretora-superintendente, Claudia Avidos




Gerente de Riscos e Compliance, Clarissa Braga