Plano CV cota 7,8068868 | Plano PAI I cota 1,4539611 | INPC 0,18% | Poupança 0,43% Dados Novembro
INFRAPREV

Meta atuarial passa para INPC+5% este ano

27/02/2013

Estudos atuariais e redução da taxa referencial de juros da economia embasaram a decisão que resguarda os planos de benefícios

Em linha com a nova realidade do mercado, o Conselho Deliberativo do INFRAPREV, de forma prudencial, aprovou a redução da taxa de juros que é considerada nas projeções atuariais dos planos de benefícios de 6% para 5% ao ano. Para tomar essa decisão, o Instituto levou em consideração a tendência de redução da taxa de retorno da carteira de investimentos dos planos e os resultados dos estudos técnicos realizados.

Como o Brasil está se aproximando aos padrões internacionais de baixa taxa referencial de juros da economia, fica mais difícil para as instituições financeiras obterem rendimentos elevados. Logo, com a meta elevada para o atual patamar de juro do País, as entidades poderiam assumir riscos maiores que o desejável para atingir o objetivo.

Outra medida, com a finalidade de tornar os planos mais seguros, foi a substituição  da tábua de mortalidade AT 83 pela AT 2000. O objetivo da troca foi ajustar a expectativa de vida ao aumento da longevidade.

A redução de taxa de juros e o aumento da longevidade são uma realidade no segmento de previdência complementar e visam resguardar os planos previdenciários, minimizando os riscos de descumprimento de pagamento dos benefícios atuais e futuros.

Todas as duas alterações estão em consonância com a legislação vigente e com as diretrizes preconizadas pelo órgão fiscalizador, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), no que tange à adoção das melhores práticas atuariais.

As demonstrações relativas ao encerramento do exercício de 2012 já refletem essas medidas.

 

Se você é um Participante do Plano CV

A partir de 1º/05/2013, os benefícios a serem concedidos terão seus valores ajustados a essa nova realidade, fato que implicará em valores inferiores aos anteriormente estimados (em média 15%).

O simulador de aposentadoria que está disponível no portal ainda estima os valores do benefício sem os reflexos dos ajustes.

Assim, se você já tem condições de aposentadoria e estuda se aposentar ao longo de 2013, porém a partir de 1º/05/2013, vale destacar que a simulação no portal indica um valor a ser concedido um pouco superior ao real. Por isso, é importante que faça a simulação e entre em contato com o INFRAPREV para decidir pelo melhor momento da aposentadoria.

O INFRAPREV vai disponibilizar novo simulador com os ajustes das novas medidas.