Plano CV cota 12,4287 Var. mês 0,15% | Plano PAI I cota 1,9289 Var. mês 1,21% | INPC 0,20% | Poupança 0,71% Dados de agosto
INFRAPREV

Novembro Azul: conscientize-se sobre o câncer de próstata

01/11/2022

Depois do Outubro Rosa, que teve como foco a prevenção do câncer de mama, chegou a vez do Novembro Azul, mobilização que tem como objetivo alertar sobre o câncer de próstata - segundo tipo de tumor mais frequente em homens acima de 50 anos no Brasil. Como forma de apoio à campanha, o Infraprev utiliza seus canais de comunicação para dar mais visibilidade ao tema e divulgar informações sobre a prevenção da doença.

A ação é uma oportunidade para desconstruir preconceitos em relação à saúde dos participantes do sexo masculino e para reforçar a importância de detectar precocemente a doença. Quando diagnosticado logo no início, as chances de cura do câncer de próstata podem chegar a 90%. Por isso, homens a partir dos 50 anos devem realizar exames como dosagem do PSA no sangue e toque retal anualmente.

Apesar de ainda existir um certo tabu em torno do câncer de próstata e dos exames preventivos, o procedimento é essencial para um diagnóstico preciso, uma vez que, em geral, a doença é considerada assintomática. Com isso, só costuma apresentar sintomas quando já está em fase avançada, dificultando o tratamento.

O tratamento da doença pode variar conforme o tipo de câncer, necessitando desde um monitoramento do paciente, até cirurgias, radio ou quimioterapia, uso de hormônios entre outros que serão avaliados pelo médico urologista e/ou oncologista do paciente.

 

Fique por dentro

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas suas dimensões aumentam com o avanço da idade.

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, e pode ser diagnosticada após o paciente fazer a biópsia. O exame é indicado pelo médico caso encontre alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal.

 

Fatores de risco

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata:

Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Histórico de câncer na família: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

 

Prevenção

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

·         Ter uma alimentação saudável.

·         Manter o peso corporal adequado.

·         Praticar atividade física.

·         Não fumar.

·         Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Neste Novembro Azul conscientize-se sobre a importância nos cuidados e combate ao câncer de próstata. Lembre-se que prevenção é vida para você e sua família!