Plano CV cota 7,7997024 | Plano PAI I cota 1,4470186 | INPC 0,37% | Poupança 0,47% Dados Outubro
INFRAPREV

Participantes de Guarulhos e Viracopos assistem palestra do INFRAPREV

16/12/2011

O INFRAPREV fez palestras nos aeroportos de Guarulhos (12/12) e Viracopos (13/12). O diretor-superintendente, Carlos Frederico Aires Duque, falou sobre os resultados do Instituto nos últimos anos, as garantias do plano de benefícios, a oportunidade do multipatrocínio e as vantagens da previdência fechada perante as entidades abertas, bancos e seguradoras.

Carlos Frederico apresentou a evolução do patrimônio do INFRAPREV nos últimos anos, cujo montante hoje é de R$ 1.872 bilhão. Este resultado coloca o Instituto na 41ª posição no ranking da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), dentre 368 fundos de pensão. Destacou que os recursos são suficientes para atender a todos os compromissos assumidos com os participantes.

Depois de tranquilizar os participantes quanto à saúde financeira, explicou as vantagens do multipatrocínio para o fundo de pensão e seus participantes. A condição fortalece o INFRAPREV, faz com que o patrimônio cresça e proporciona redução dos custos. O participante se beneficia com o crescimento do grupo, uma vez que o risco operacional se dilui e há um equilíbrio do risco de longevidade.

Sobre o plano de previdência, com o apoio da equipe técnica, pode explicar as condições de aposentadoria e a cobertura dos benefícios de risco (pensão, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pecúlio).

Quanto ao desligamento da Infraero antes de ter as condições a um benefício, informou que o participante tem quatro possibilidades de acordo com o seu planejamento para o futuro. O participante pode fazer a manutenção do plano de benefício, contribuindo com a sua parte e da Infraero. Pode transformar a reserva de poupança em benefício, passando a recebê-lo quando tiver cumprido as condições para aposentadoria. A outra opção é portar os recursos para outra entidade de previdência privada, levando todos os seus recursos e os aportados pelo patrocinador. Tem, ainda, a possibilidade de resgatar a reserva de poupança, levando parte do patrocinador, de acordo com regra do plano, e sobre o montante irá incidir imposto de renda.

Ao falar sobre os planos oferecidos por bancos e seguradoras, pediu atenção as taxas praticadas e aos benefícios que são oferecidos. “É necessário fazer uma comparação levando em consideração, taxas, benefícios, administração de rentabilidade e superávit e tábua de sobrevivência. Mas um ponto diferencial do INFRAPREV é que não tem fins lucrativos”, adverte.

As palestras aconteceram na parte da manhã e a tarde Marcelo Cartaxo Motta e Luiz Carlos Evaristo da Silva prestaram atendimento aos participantes com o apoio dos representantes Sérgio Velloso e Alba Patricia Silva.

O INFRAPREV pretende fazer palestras nos outros aeroportos. As próximas devem acontecer nos aeroportos de Brasília e Porto Alegre e ainda serão agendadas.