Para os participantes ativos e assistidos, o INFRAPREV é sinônimo de suporte, apoio, amparo, em especial aposentadoria e futuro tranquilo. Essas impressões foram identificadas pela pesquisa do exercício de 2012 que registrou satisfação do grupo de 91%, soma das menções ótimas e boas.
A avaliação geral do Instituto, enquanto instituição, apresenta uma tendência de crescimento desde 2009. Da mesma forma, a avaliação da gestão financeira e administrativa foi de 8,42 pontos, média ponderada de notas de 1 a 10. O resultado é respaldado pela percepção que os participantes têm do Instituto em termos de solidez, confiança e credibilidade.
A sensação de insegurança em relação ao futuro do Instituto teve redução de 21% em 2011 para 15% em 2012. Os receios são mais significativos entre participantes ativos do que entre os assistidos. Para os ativos a situação atual da Infraero influencia o futuro do Instituto.
Com relação à rentabilidade dos investimentos, 77% dos pesquisados disseram que fazem acompanhamento. O Jornal Futuro e relatório anual são os meios preferidos dos assistidos e o portal INFRAPREV o dos participantes ativos.
Benefícios - Conhecimento geral dos benefícios previdenciários: Aposentadoria (99%), Pensão (76%), Pecúlio (69%), Auxílio-doença (78%).
Empréstimo – Utilizado pela maioria dos participantes (96%). Dos 80% que tiveram experiência efetiva avaliaram a contratação positivamente (94% - Ótima + Boa). Para 84% dos pesquisados, as taxas de juros são menores do que as cobradas pelo mercado.
Atendimento – Os canais de relacionamento tiveram avaliação positiva: Central de Atendimento (0800) 91%, Fale Conosco 89% e Representantes 91%.
Comunicação:
Veículo | Conhecimento e leitura | Avaliação Positiva |
Jornal Futuro | 95% | 88% |
Portal INFRAPREV | 91% | 89% |
SMS | 54% | 86% |
Mensagem contracheque | 69% | 87% |
Newsletter | 67% | 88% |
Cartilha Participante | 77% | 86% |
Folders | 59% | 83% |
Redes Sociais: Dos pesquisados, apenas 8% acompanham o Twitter do INFRAPREV e 5% curtiram a fun page no Facebook.
Sustentabilidade: A maioria das ações de sustentabilidade promovidas pelo Instituto tem conhecimento próximo a 40%. O incentivo para que os empregados façam gestos simples de consciência ambiental é a mais conhecida, acima da média (56%).