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INFRAPREV

Pesquisa revela satisfação do participante

18/02/2009

A pesquisa, aplicada em março pelo Instituto Sensor, revela que a grande maioria dos participantes ativos e assistidos tem uma imagem positiva do INFRAPREV.
88% acreditam na solidez do Instituto, 86% na eficiência, 84% afirmam que é moderno e 82%, que é transparente. Esses conceitos estão diretamente relacionados à forma como o Instituto é conduzido, no cumprimento de suas obrigações, e na constante divulgação das informações sobre a gestão.
O desempenho do Instituto no último ano melhorou para 45% dos participantes. Essa avaliação é maior entre os assistidos (65%) do que os ativos (40%). Aqueles que acham que continua a mesma coisa, somam 40% do total da amostra. Usando nota de 0 a 5, os assistidos deram 4,7 e os ativos 4,2 para a administração em 2004.
Ao se falar em INFRAPREV, Previdência Complementar são as primeiras palavras que vêem a mente de 34% dos participantes. 23% associam a seguridade/aposentadoria, 13% a segurança e garantia, 6% a bem-estar e apoio e 5% a boa infra-estrutura, imagem e organização.
Esse resultado está associado à importância que os participantes dão à previdência complementar. 98% dos ativos como dos assistidos compartilham da mesma opinião. 81% dos assistidos consideram muito importante e 17% importante, enquanto 75% dos ativos acham muito importante e 23% importante.
O objetivo da pesquisa foi avaliar o Instituto e adequar os canais de comunicação as reais necessidades dos participantes. Foram realizadas 400 entrevistas, abrangendo ativos e assistidos de todo país.

Canais de Comunicação
Os participantes deram notas (de 0 a 5) à comunicação do Instituto. A média foi 4,1. O assistidos avaliaram em 4,6, bem melhor do que a dos ativos que foi 3,9.
Eles elegeram o jornal Futuro o principal canal de comunicação do Instituto. 82% recebem regularmente o jornal em casa, mas ele só é lido integralmente por 23%. 10% recebem de vez em quando e 8% não recebem.
Os assuntos que mais interessam são balancetes (14%), aplicação e investimentos (8%), seguido de planos de aposentadoria/Plano CD (8%) e informações gerais (7%).
A entrevista qualitativa registrou que o índice baixo de leitura está associado à ausência de matérias sobre os direitos dos ativos e dos assistidos.

Benefícios e Serviços
A aposentadoria é o principal benefício, conhecido por 94% dos entrevistados. O menos conhecido, com 77%, é o auxílio-reclusão.
Entre os serviços, a pesquisa mostra que 98% sabem dos empréstimos e que 73% utilizam - mais os ativos (80%) do que os assistidos (49%).
O convênio-desconto é pouco utilizado. 70% conhecem o serviço, mas apenas 4% usufruem das facilidades da rede credenciada.

Site na Internet
78% dos ativos e 46% dos assistidos têm computador em casa. Dos que têm computador apenas 27% dos assistidos e 82% dos ativos têm conexão com a Internet. Apesar do site do INFRAPREV ser considerado bom e auto-explicativo, fácil de navegar, poucos acessam. Somente 35% consultam o site, desse total 43% ativos e uma parcela pequena de 6% dos assistidos. Os assuntos mais procurados pelos ativos são informações de ordem pessoal (58%), extrato de contas (49%), situação de empréstimos (24%) e investimentos (10%).

Novos Serviços
A pesquisa aponta que 70% gostariam que o INFRAPREV oferecesse financiamento habitacional, especialmente 81% dos ativos. 54% contratariam um seguro de carro e os ativos são os mais favoráveis, representando 57%. Há 40% de opiniões favoráveis a criação de um seguro de vida, com significativo interesse de 60% dos assistidos.
Alguns gostariam de convênios com escolas e faculdades (6%), plano de saúde (5%) e ampliação da rede de convênios (5%).

Atendimento
Mesmo não possuindo ainda uma Central de Atendimento Telefônico, os ativos e assistidos são unânimes em suas apreciações a respeito do bom preparo, da cortesia e dos esforços do pessoal de atendimento. As notas dadas (de 0 a 5) aos atuais canais são: 4,4 para o telefônico; 4,3, representantes; 4,1, Fale Conosco (do Site) e 3,7, as respostas às cartas.