Plano CV cota 11,1657 Var. mês 0,48% | Plano PAI I cota 1,6236 Var. mês 0,66% | INPC 1,04% | Poupança 0,56% Dados de Abril
INFRAPREV

Plano CV acumula rentabilidade de 5,23% no primeiro semestre

03/08/2021

O Plano CV do Infraprev, que reúne a maior parte dos participantes e assistidos do Instituto, registrou uma rentabilidade acumulada de 5,23% em seus investimentos no primeiro semestre de 2021. O índice representa 412% do CDI no mesmo período. Além disso, superou a média de outros planos de previdência da mesma modalidade nos primeiros seis meses do ano, que tiveram retorno de 3,48%, segundo levantamento da consultoria Aditus.

A rentabilidade do primeiro semestre já demonstra forte crescimento em comparação ao ano de 2020, quando o plano acumulou 3,84% nos 12 meses, impactados pela pandemia. O bom desempenho reflete a melhora do cenário financeiro – com o avanço da vacinação contra a Covid e perspectivas de crescimento da economia – e também a diversificação da carteira de investimentos. O Plano CV hoje mantém 14,7% de seus ativos em renda variável que foram favorecidos pela alta da bolsa de valores no Brasil. A busca por investimentos com melhor relação risco-retorno, tanto no Brasil quanto no exterior, é uma estratégia do Infraprev para fazer frente à meta atuarial para o plano em 2021, ainda em patamares bastante altos, de INPC + 5,10% ao ano. Com a alta da inflação, a meta para o primeiro semestre foi de 7,48%.   



Outro produto do Instituto, o Plano Associativo Infraprev (PAI I) foi recentemente reformulado, tornando-se mais moderno e flexível, e também passará por melhorias na sua carteira de investimentos. Hoje baseado exclusivamente no segmento de renda fixa, o plano passará a alocar recursos em renda variável, multimercados estruturados e também no exterior. Além disso, agora é possível realizar a portabilidade de 100% da conta do participante do plano CV para o PAI I ao se desligar do patrocinador. A previsão é ampliar seu potencial de retorno no longo prazo para os participantes, neste plano que é da modalidade de Contribuição Definida e está aberto para adesões, inclusive de familiares dos titulares. No primeiro semestre, o PAI I teve rentabilidade acumulada de 1,29%, equivalente a 102% do CDI, superando sua meta de retorno para o período. 

Todos os participantes e assistidos do Infraprev podem acompanhar a composição das carteiras de investimento, a rentabilidade histórica e o valor da cota de seus planos pelo site do Instituto, clicando aqui.