Plano CV cota 10,7425 Var. mês -0,15% | Plano PAI I cota 1,5747 Var. mês -0,46% | INPC 1,16% | Poupança 0,36% Dados de Outubro
INFRAPREV

Plano CV rendeu mais do que a média do mercado em 2020

15/04/2021

Em um ano de altíssima volatilidade no mercado financeiro, o desempenho dos investimentos do Plano CV do Infraprev, com rentabilidade de 3,84%, conseguiu se manter acima de alguns dos principais índices em 2020. Entre eles, o CDI (2,77%), referência de juros da renda fixa no País, e o Ibovespa (2,92%), de renda variável, que reflete as operações na bolsa de valores.

Também na comparação com os maiores fundos de previdência privada (em patrimônio) oferecidos por bancos e corretoras, apenas três conseguiram rentabilidade superior a do CDI, segundo levantamento da fintech Onze. Entre estes fundos abertos que investem a maior parte de sua carteira em ativos de renda fixa, como também é o caso do Infraprev, nenhum teve rentabilidade superior à do Plano CV.

Compare abaixo o rendimento do seu plano com o mercado:


“Foi um ano de enormes desafios e a rentabilidade, embora positiva, foi insuficiente para atingir a meta atuarial do Plano que continua em patamares elevados, de 10,77%. Nosso resultado também foi impacto pela alteração de premissas atuariais”, afirma a diretora superintendente do Infraprev, Juliana Koehler. “Nosso foco é melhorar o retorno do Plano CV, observando sempre os riscos e retornos, mas é importante ter em mente que a gestão de previdência é de longuíssimo prazo. Nossos retornos são consistentes. Por exemplo, se avaliarmos nossa performance acumulada de 2017 a 2020, supera a meta atuarial do plano no período, sendo equivalente a quase 170% do CDI.”

O segmento de renda fixa, onde estão alocados 60,82% dos recursos do Plano CV, obteve retorno positivo de 7,35% em 2020 – mesmo em um cenário com os juros mais baixos historicamente na economia brasileira. A estratégia do Infraprev de iniciar alocações no exterior mostrou-se acertada. Embora representasse apenas 0,64% do total da carteira, a rentabilidade dessa classe de ativos foi de 51,43% no ano passado. Para 2021, o Instituto já recebeu a autorização do Conselho Deliberativo, por meio da Política de Investimentos, para ampliar os investimentos no exterior e a perspectiva é, até dezembro, chegar a cerca de 3% de participação na carteira do Plano CV.

Acompanhe mensalmente o desempenho de seu plano de previdência aqui no portal.