Plano CV cota 8,1999528 | Plano PAI I cota 1,4777815 | INPC 0,21% | Poupança 0,37% Dados Abril
INFRAPREV

Superintendente do INFRAPREV faz palestra em Congresso da ABRARES

11/11/2010

Novos paradigmas do mundo sustentável para os fundos de pensão foi a abordagem feita pelo diretor-superintendente do INFRAPREV, Carlos Frederico Aires Duque, em sua palestra no Congresso da Associação Brasileira de Responsabilidade Social (ABRARES). O evento aconteceu em 10 de novembro, no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Frederico Duque, que representou a Associação Brasileira de Previdência Complementar (Abrapp), fez uma breve explicação para os congressistas sobre o cenário do sistema de previdência complementar e apresentou o modelo de gestão dos fundos de pensão voltados para a sustentabilidade. “Estamos diante de uma nova cultura corporativa e o valor da sustentabilidade é a chave da mudança”, afirmou.

Membro da comissão de sustentabilidade da Abrapp, Frederico Duque destacou que a participação dos fundos de pensão nos Princípios para os Investimentos Responsáveis (PRI), uma iniciativa da ONU, e a criação do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), desenvolvido pela BM&FBovespa, são alguns dos avanços no mercado financeiro em defesa da sustentabilidade. “O que vai gerar valor no futuro são empresas com as características sustentáveis inseridas na gestão, o que proporciona menos riscos em seus investimentos”, argumenta.   

Participaram dos debates gerentes e diretores da Petrobras, BNDES, Furnas, Banco Central, Souza Cruz, SEBRAE/RJ, BMF&BOVESPA, Vale, IBGE, Caixa Econômica Federal, dentre outras empresas.

O tema do Congresso, que se encerra em 12 de novembro, é "A Responsabilidade Social no Terceiro Milênio e o Processo de Consolidação das Conquistas Sociais no Brasil".