Plano CV cota 10,2865 Var.mês 1,14% | Plano PAI I cota 1,5723 Var mês 0,05% | INPC 0,86% | Poupança 0,15% Dados de Março
INFRAPREV

Taxa de juros do simulador de aposentadoria foi atualizada

06/04/2021

A taxa de juros que compõe a meta atuarial do Plano de Contribuição Variável (CV) passou de 5,30% ao ano para 5,10% ao ano. A partir de 1º abril, ao fazer a projeção do benefício de renda mensal vitalícia, o simulador de aposentadoria está considerando o novo percentual.

A Instrução Normativa da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão responsável pela regulação do segmento de previdência fechada, determina que anualmente seja realizado um estudo que utiliza diversos dados como os compromissos futuros do plano, balancete, projeções de indicadores financeiros etc.

A partir dos resultados deste estudo e, seguindo as regras da legislação aplicável, a taxa de juros do plano deve ser ajustada a um novo patamar para que os recursos financeiros e os valores necessários para arcar com os pagamentos dos benefícios atuais e futuros estejam em equilíbrio. Com isso, a meta a ser alcançada no Plano CV vai para INPC + 5,10% ao ano.

Esse não é um movimento feito apenas pelo Instituto. Diante do cenário de juros no Brasil no menor patamar da história, os fundos de pensão alinharam a estratégia de seus investimentos às novas metas dos seus planos de benefícios.  

Faça sua simulação em Autoatendimento. Ao acessar com CPF e senha, clique em Opções de Desligamento ou em Benefícios, Simulador de Aposentadoria.