Plano CV cota 7,7997024 | Plano PAI I cota 1,4470186 | INPC 0,37% | Poupança 0,47% Dados Outubro
INFRAPREV

Taxa mínima de rentabilidade do Plano CV sobe para 5,7%

05/05/2017

 A taxa de juros que compõe a meta atuarial aumentou para 5,7%. Desde 1º de maio, o simulador de aposentadoria está projetando o benefício do Plano CV com a nova taxa, para os participantes que optam pelo recebimento sob a forma de renda mensal vitalícia.

A decisão foi embasada por estudo atuarial realizado em 2016, que constatou que a taxa de juros dos planos de benefícios poderia passar de 5,5% para 5,7%, de forma a melhor adequá-la ao fluxo interno de retorno dos investimentos e passivo atuarial do Plano CV.

A meta atuarial, composta por um índice de inflação e pela taxa de juros real, é a rentabilidade mínima das aplicações financeiras para a formação de uma reserva que possibilite o pagamento dos benefícios previdenciários no futuro. No Infraprev a meta atuarial é INPC+5,7%.

Além do estudo atuarial, o Infraprev considerou, na tomada de decisão, a instrução da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão fiscalizador, que estabelece as orientações e procedimentos para realização de estudo técnico específico para a definição da taxa de juros mais adequada à realidade de cada plano de benefícios.