Plano CV cota 8,8053 | Plano PAI I cota 1,5245 | INPC 0,77% | Poupança 0,37% Dados de março
NOVO INFRAPREV

Novas políticas de governança fortalecem o Infraprev

29/03/2019

O patrimônio do Infraprev representa o futuro de seus participantes, por isso precisa ser administrado de forma cada vez mais ética, profissional e transparente. Para garantir políticas e controles de gestão eficazes foi criado o projeto Novo Infraprev, iniciado em 2017, que reúne uma série de medidas para fortalecer a governança do Instituto, evitando práticas prejudiciais.

Desde sua criação, o Novo Infraprev mantém atividades que visam reforçar a governança do Instituto, ampliar a transparência e o comprometimento da administração, melhorar os processos de investimento, riscos e compliance. Também está entre seus compromissos a investigação de possíveis perdas ocorridas no passado e a recuperação de valores. "Queremos cada vez mais nos aproximarmos dos participantes, para que eles acompanhem de perto o aperfeiçoamento e percebam os benefícios desta nova gestão do Infraprev para a garantia e boa administração dos recursos que compõem a sua aposentadoria", afirma a diretora-superintendente Claudia Avidos.

Conheça alguns dos objetivos e iniciativas do Novo Infraprev:

Conduta ética em todos os níveis: a atualização do Código de Conduta Ética, em 16 de março de 2018, determina mais critérios de integridade, transparência e profissionalismo exigidos de todos os cargos, desde os estagiários até a alta administração do Instituto.

Combate a práticas ilícitas: com o Programa de Integridade, divulgado em abril de 2018, profissionais das áreas de riscos e compliance do Infraprev e de alguns dos maiores fundos de pensão do País - como Previ e Petros - realizaram um workshop onde trocaram experiências sobre ética, governança, corrupção, fraudes, mecanismos de controle e prevenção. Também foram intensificadas as mais de 30 ações anticorrupção prometidas no Programa de Integridade, para reduzir o risco operacional na empresa.

Alguns exemplos dos procedimentos adotados são: a análise periódica de riscos, registros contábeis que reflitam de forma completa e precisa as transações, controles internos que assegurem a pronta elaboração e confiabilidade de relatórios e demonstrações financeiras, procedimentos específicos para prevenir fraudes e ilícitos em licitações, na execução de contratos administrativos e nas interações com o setor público.

Segurança para denunciar irregularidades: desde outubro de 2018, qualquer empregado, participante, fornecedor ou demais públicos podem utilizar o Canal de Denúncias para relatar anormalidades, como fraudes em contratos, corrupção, assédio moral, manipulação de dados e outros. A ferramenta é administrada por uma consultoria externa independente (Deloitte), garantindo o anonimato e o sigilo das informações, sem a necessidade do denunciante se identificar. Todas as denúncias recebem um protocolo que permite acompanhar as providências tomadas pelo Infraprev. 

Ao longo das próximas semanas, mais ações do Novo Infraprev serão detalhadas. Acompanhe e participe da evolução do seu fundo de pensão.