Plano CV cota 8,8053 | Plano PAI I cota 1,5245 | INPC 0,77% | Poupança 0,37% Dados de março
NOVO INFRAPREV

Otimização traz agilidade, eficiência e redução de custos

02/05/2019

O projeto Novo Infraprev promove um processo de otimização no Instituto. A partir de um estudo desenvolvido internamente, foram implementadas diversas ações para reduzir as despesas administrativas, de forma alinhada às práticas atuais de maior produtividade e eficiência de processos. E, ainda, seguindo a diminuição dos quadros do patrocinador-fundador, a Infraero.

"As mudanças privilegiam a sinergia entre as áreas, contribuindo para a produtividade das equipes do Infraprev. E traz impactos positivos também na contenção dos custos administrativos, tornando mais sustentável a gestão dos planos de previdência arcada pelos participantes e pelo patrocinador", enfatiza a diretora de Benefícios, Ana Lúcia Esteves. 

A reestruturação do Instituto e a internalização de serviços já geraram uma redução estimada de custos de R$ 1,3 milhão ao ano. 


Conheça as ações realizadas no Novo Infraprev:


Melhoria no fluxo de processos: Ao buscar convergência entre as ações, o Infraprev redesenhou processos internos e reduziu a estrutura de gerências e setores, promovendo avanços na fluidez das atividades de todas as áreas. As ações fazem parte de um programa contínuo de contenção de custos.


Revisão de contratos e normativos internos: A principal diretriz foi aprimorar a gestão de processos, incluindo a revisão e otimização dos normativos do Instituto. Os contratos vigentes também foram reavaliados e passaram a incluir cláusulas com maior proteção ao contratante Infraprev.


Redução de gerências e setores: O Instituto reduziu o número de 12 para 10 gerências e de 14 para 10 setores. As gerências de Investimentos Imobiliários e Empréstimos foram transformadas em setores. Já as atividades de Controle de Riscos do Ativo e Passivo foram desmembradas para duas gerências. O Controle de Riscos do Ativo foi assumido pela Gerência de Compliance e Riscos. O Controle de Risco do Passivo foi absorvido pela Gerência de Atuária, criada nessa revisão de estrutura organizacional.


Racionalização do quadro de pessoal: A reorganização dos processos internos permitiu a redução de 17% do quadro efetivo do Infraprev.  


Seu fundo de pensão está evoluindo. Acompanhe e participe das ações do Novo Infraprev.