O inverno, para a maioria das pessoas, está associado a mudanças negativas no corpo. É natural sentir mais fome nos dias frios, por outro, o corpo apresenta espontaneamente um maior gasto energético, o que acaba levando muitas pessoas a adotarem hábitos equivocados. Confira alguns mitos e verdades da estação.
É comum sentir mais fome
Verdade. Durante o inverno há um aumento no consumo energético, pois a temperatura ambiente, geralmente, é menor do que a temperatura corporal.
Risco de desidratação é menor
Mito. Apesar de o clima ameno favorecer a redução da sudorese, o corpo compensa com o aumento da vontade de urinar. Por isso, não se deve descuidar da hidratação.
Se exercitar no inverno ajuda a emagrecer
Verdade. O metabolismo acelera pela necessidade de produzir mais calor, ativando mecanismos naturais que promovem a queima de gorduras.
Pode dispensar o protetor solar
Mito. Apesar de a luminosidade ser muito menor em dias ensolarados, a luz passa pelas nuvens e reflete em tudo ao seu redor.
Dores musculares se intensificam
Verdade. Isso acontece em função do processo de constrição vascular, ou seja, o estreitamento dos vasos sanguíneos.
Pele ressacada e queda de cabelo
Verdade. A queda na umidade relativa do ar aliada às alterações na temperatura compromete a hidratação da pele nessa época do ano.
(Fonte: gnt.globo.com)