Plano CV cota 7,7997024 | Plano PAI I cota 1,4470186 | INPC 0,37% | Poupança 0,47% Dados Outubro
INFRAPREV

Mitos e verdades do inverno

18/07/2015

O inverno, para a maioria das pessoas, está associado a mudanças negativas no corpo. É natural sentir mais fome nos dias frios, por outro, o corpo apresenta espontaneamente um maior gasto energético, o que acaba levando muitas pessoas a adotarem hábitos equivocados. Confira alguns mitos e verdades da estação.

É comum sentir mais fome


Verdade. Durante o inverno há um aumento no consumo energético, pois a temperatura ambiente, geralmente, é menor do que a temperatura corporal.

Risco de desidratação é menor

Mito. Apesar de o clima ameno favorecer a redução da sudorese, o corpo compensa com o aumento da vontade de urinar. Por isso, não se deve descuidar da hidratação.

Se exercitar no inverno ajuda a emagrecer

Verdade. O metabolismo acelera pela necessidade de produzir mais calor, ativando mecanismos naturais que promovem a queima de gorduras.

Pode dispensar o protetor solar

Mito. Apesar de a luminosidade ser muito menor em dias ensolarados, a luz passa pelas nuvens e reflete em tudo ao seu redor.

Dores musculares se intensificam

Verdade. Isso acontece em função do processo de constrição vascular, ou seja, o estreitamento dos vasos sanguíneos.

Pele ressacada e queda de cabelo

Verdade. A queda na umidade relativa do ar aliada às alterações na temperatura compromete a hidratação da pele nessa época do ano.

(Fonte: gnt.globo.com)