Plano CV cota 7,7997024 | Plano PAI I cota 1,4470186 | INPC 0,37% | Poupança 0,47% Dados Outubro
INFRAPREV

Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

08/04/2010

Ao fazer suas aplicações financeiras é preciso ter cautela. Procure primeiro entender o mecanismo do mercado financeiro e conhecer os tipos de investimentos e seus riscos. Dessa forma, fica mais fácil decidir em qual investimento você vai aplicar aquele recurso que vem poupando há algum tempo.

É fundamental, também, conhecer o perfil de investimento e quais as variáveis que o influenciam. Ao definir seu perfil é necessário entender os fatores mais importantes para sua tomada de decisão de investimento.

Conheça os três principais tipos de investidor

Conservador - investidor com grande aversão a riscos e que considera assumir somente os menores riscos possíveis, preferencialmente investe em cadernetas de poupança, em ativos e fundos de investimento de renda fixa, certificados de depósito bancário e outras formas que garantam o menor risco. Prioriza segurança em suas opções de aplicações.

Moderado - investidor que opta por assumir algum nível de risco com o objetivo de alcançar melhores resultados. Não assume altos níveis de risco. Normalmente investe em fundos de investimento de renda fixa mesclados com ações e outras aplicações um pouco mais arriscadas. Considera a segurança importante, mas também busca retornos acima da média, ou seja, um nível de risco médio é aceitável.

Arrojado - investidor com capacidade e disposto a correr mais riscos. Tem tolerância a riscos altos. Seu objetivo é ganhar mais rentabilidade em menos tempo. É considerado o verdadeiro “jogador” do mercado financeiro, assume riscos elevados em busca de taxa de rentabilidade maior. Pode investir em papéis de renda fixa, mas suas principais opções são as que permitem uma rentabilidade bem maior, como ações, investimentos no exterior, imóveis ou moeda estrangeira.