Todo mundo já passou por esta situação: olhar para o saldo do banco e se perguntar para onde foi o seu dinheiro. Isso acontece por um motivo simples: falta de controle financeiro. Quando não acompanhamos bem as nossas despesas, gastamos sem consciência.
Muita gente desanima só de ouvir falar em controle de gastos. No entanto, sem esta disciplina, o dinheiro vai embora sem nem percebermos. Construir um patrimônio não precisa ser um lance de sorte. Todo mundo, com um pouco de foco e motivação, consegue começar a acompanhar as despesas e planejá-las melhor. Com isso, você cria espaço no seu orçamento para conseguir poupar todo mês, com regularidade.
Parece mais difícil do que é: quem guarda dinheiro todo mês e investe ele bem, consegue juntar um patrimônio incrível ao longo do tempo, com a ajuda dos juros compostos. Se você quer seguir este caminho, precisa ficar de olho em alguns hábitos que nos fazem gastar demais.
Confira:
1 - Não cozinhar
Os preços dos alimentos no supermercado são sempre muito mais baratos do que em restaurantes. Deliverys são sempre caros e o mesmo vale para comida congelada: são produtos caros e nem sempre são saudáveis. Além de economizar, você pode levar uma vida mais saudável ao se arriscar na cozinha.
2 - Abusar do pacote de dados do celular e de ligações de voz
Dá para economizar muito usando o celular apenas no WiFi e privilegiando apps de comunicação, como o Skype e WhatsApp. Esta é uma boa forma de economizar sem precisar olhar para os gastos supérfluos – que, em geral, são muito mais doloridos de cortar.
3 - Comprar tudo pela internet
É prático e o preço às vezes pode compensar, mas o frete pode pesar muito. Confira bem os custos e considere se não é mais vantajoso ir à loja pessoalmente.
4 - Comprar produtos de baixa qualidade
É o famoso barato que sai caro. Você comprou aquele guarda-chuva de 5 reais achando que estava fazendo um ótimo negócio, mas ele quebrou na segunda chuva? É melhor colocar na balança o custo-benefício, assim você leva para casa um produto de qualidade e não precisará ficar tendo os mesmos gastos toda hora.
5 - Assinar serviços e não usar
Se você fica a noite inteira no Netflix, para quê continuar pagando TV a cabo? Tire um tempo para avaliar pacotes e assinaturas e, se você não estiver utilizando, corte sem dó.
6 - Não checar seu extrato e não controlar o orçamento
Esse é o pai dos maus hábitos e eu chamo de “efeito avestruz”. Se você não sabe o que está acontecendo em suas finanças, continuará gastando sem perceber. Tenha controle sobre seu orçamento, para garantir que não gasta além da conta. Eu ensino o meu método de controle financeiro no meu curso online Vida Financeira Equilibrada, onde eu mostro como manter o controle sem sofrimento e conseguir poupar todo mês.
7 - Desmerecer os pequenos gastos do dia a dia
Eles importam, e muito! Fique de olho em todos eles pois, quando somados, eles podem causar um rombo no orçamento. Nós tendemos a pensar somente nas grandes despesas e esquecemos que os pequenos gastos, quando acumulados, têm um impacto enorme nas nossas finanças.
8 - Desperdiçar
Comprar comida demais e jogar fora é um exemplo clássico. Isso acontece quando você vai ao supermercado sem se planejar. Uma ótima maneira é montar o cardápio da semana e fazer a lista de compras com base nele.
9 - Pagar tudo no cartão
O cartão de crédito é um meio de pagamento ótimo para quem tem controle financeiro. Se você não tem e já deixou de pagar a fatura inteira, ele pode ser arma na sua mão. Com juros de 422,5% ao ano, você pode ver uma dívida quintuplicar em apenas um ano. Quando passamos o cartão, não sentimos o dinheiro sair do bolso, então é muito mais fácil gastar compulsivamente. Se você não é uma pessoa controlada e organizada, melhor deixar o cartão em casa, para emergências e compras planejadas.
10 - Parcelar tudo
Além dos juros cobrados, o problema das parcelas é que não conseguimos lembrar de todas. Parcelamos tudo e quando vamos ver, começamos o mês já no vermelho. O resultado é um buraco na carteira. É muito mais barato, seguro e rápido poupar para comprar à vista – e com desconto. Deixe para parcelar apenas compras mais importantes e urgentes.
Fonte: Portal IBC