Plano CV cota 8,25827 | Plano PAI I cota 1,498042 | INPC 0,30% | Poupança 0,37% Dados Setembro
PREVIDÊNCIA

Como evitar o golpe da aposentadoria do INSS

15/03/2011

Para solicitar um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou entrar com um pedido de revisão na agência previdenciária, não é necessário contratar um advogado ou um especialista. Basta marcar um horário pelo telefone 135 e comparecer à agência do INSS. Essa é a recomendação feita pelo Ministério da Previdência Social para reduzir a incidência de golpes na porta do INSS.

Em 2010, o instituto recebeu 20.412 denúncias sobre golpes. A maioria era praticada pelos chamados atravessadores - ou seja, pessoas que cobram pela promessa de ajudar o segurado a conseguir um benefício do INSS. Para evitar problemas, o INSS recomenda também que o segurado não forneça documentos pessoais para "advogados" de porta do INSS. Outra denúncia frequente é a falsificação de documentos.

Problema com consignado é principal queixa em 2010
Os principais problemas que os segurados tiveram em 2010 foram por fraudes em empréstimos consignados (que têm o desconto direto do benefício) e golpes de atravessadores, segundo o Ministério da Previdência. As queixas mais comuns dos segurados que tiveram problemas em 2010 estão relacionadas à cobrança para "ajudar" a obter um benefício, além da falsificação de documentos. Segundo o ministério, como os casos eram de estelionato, eles foram orientados a procurar a polícia. O ministério alerta de que o segurado não precisa de intermediários para pedir benefícios e solicitar informações ao INSS. Por isso, para evitar problemas, é recomendável não entregar documentos pessoais a intermediários.  

Fonte: Ana Magalhães e Luciana Lazarini - Agora S.Paulo-09.03