Desde novembro de 2005, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem realizando o Censo Previdenciário, com o objetivo de eliminar inconsistências cadastrais, combater fraudes e acabar com pagamentos indevidos. Os segurados são avisados quando devem comparecer à agência bancária onde recebem seus pagamentos para proceder ao censo, por meio de avisos em contracheque e nos terminais bancários, além de cartas e editais publicados nos principais jornais do país.
Contudo, quando a informação é repassada por procurador ou representante legal, devidamente cadastrado, faz-se necessária a pesquisa domiciliar. Por esse motivo, o Censo Previdenciário está enviando às residências dos segurados, servidores habilitados, nomeados por portaria e portando crachá de identificação da Instituição.
Essa ação é para comprovação de vida do titular do benefício e para confirmação dos dados cadastrais. Nenhum documento é retido e o serviço não é cobrado.
Para agilizar os procedimentos, os servidores estão realizando a pesquisa domiciliar, inclusive nos finais de semana. Não há uma equipe especializada em pesquisa; são os mesmos servidores que trabalham no atendimento, que fazem as visitas domiciliares.
Caso o beneficiário tenha alguma dúvida sobre a identificação do servidor, basta solicitar confirmação pelo telefone gratuito da Previdência Social (0800 78 0191).
(Fonte: AgPrev)