Plano CV cota 8,1999528 | Plano PAI I cota 1,4777815 | INPC 0,21% | Poupança 0,37% Dados Abril
PREVIDÊNCIA

Pensão do INSS pode ser requerida pela internet

18/02/2009

Para maior comodidade dos familiares do segurado, a Previdência Social oferece, via Internet, o requerimento de pensão por morte para dependentes de segurado que recebia benefício, no endereço eletrônico www.previdencia.gov.br. O requerimento é auto-explicativo, sendo necessário seguir as instruções.

A pensão por morte é um benefício pago aos dependentes quando do falecimento do segurado. A Previdência Social não exige tempo mínimo de contribuição, sendo necessário apenas que se comprove a qualidade de segurando para a concessão do benefício.

Após o preenchimento, o familiar deve imprimir o requerimento, assiná-lo e anexar as cópias autenticadas dos documentos necessários. O dependente precisa ficar atento na hora de encaminhar a documentação para não enviar papel diferente do que foi listado no formulário. O envelope será, também, impresso com o endereço da Agência da Previdência Social, devendo ser enviado por meio dos Correios. 

O benefício via Internet pode ser requerido dentro do período de até 12 meses após o falecimento do segurado que usufruía de qualquer benefício previdenciário na data do óbito. Se a data do óbito for superior a 12 meses, a pensão deve ser requerida nas Agências da Previdência Social.  (AgPrev)