Plano CV cota 8,0802202 | Plano PAI I cota 1,4808294 | INPC 0,43% | Poupança 0,37% Dados Maio
PREVIDÊNCIA

Previdência vai recadastrar beneficiários

18/02/2009

O ministro da Previdência, Amir Lando, anunciou, no dia 3 de janeiro, que o recadastramento dos beneficiários da Previdência vai começar nos próximos 60 dias. Mas desta vez os aposentados não deverão ir para as filas dos postos. O governo pretende cruzar os cadastros do INSS com outras bases como a da Justiça Eleitoral, por exemplo, e deve também encaminhar para as filas de pagamentos nos bancos para fazer o trabalho de recadastramento dos beneficiários.


Eventuais falhas no recadastramento poderão ser corrigidas, de acordo com o ministro, pelos sindicatos de aposentados que atuarão em parceria com o governo. No ano passado, a Previdência pagou 23,146 milhões de benefícios, 32,47% a mais do que os 17,473 milhões de beneficiários do INSS em 1997, 
segundo levantamento divulgado pelo governo. As informações foram dadas por Lando durante uma entrevista para anunciar um pacote de medidas com objetivo de combater as filas, a sonegação e as fraudes e melhorar a gestão da Previdência.


Lando informou que a Dataprev, responsável pela gestão do cadastro e da folha de pagamentos da Previdência, vai passar por uma reestruturação este mês. A empresa estatal tem um acordo com a Unisys, que administra o banco de dados com exclusividade. O contrato já foi questionado pelo Tribunal de Contas da União e pelo Ministério Público federal. O ministro apontou os problemas no cadastro como o maior aliado das fraudes e admitiu que o governo tem dificuldades para modificar o sistema e organizar um cadastro confiável. 
(O Globo)