Plano CV cota 8,224615 | Plano PAI I cota 1,489427 | INPC 0,25% | Poupança 0,37% Dados Julho
PREVIDÊNCIA

Reforma da Previdência: conclusão em setembro

19/02/2009

Segundo informações da imprensa, o governo deve concluir até setembro a proposta de reforma da Previdência, que está em discussão no Fórum Nacional da Previdência Social. Conforme noticiado anteriormente, o projeto deve ter mudanças apenas para os futuros trabalhadores, que passarem a contribuir para o novo sistema. A curto prazo, não será necessário realizar reformas, pois as contas previdenciárias devem manter o equilíbrio.

A proposta que está sendo elaborada deve considerar as contas da previdência sob uma nova perspectiva, deixando de lado os gastos com pagamento de benefícios dos trabalhadores rurais e incentivos fiscais à exportação do agronegócio, entre outros aspectos.

O fórum é formado por representantes do governo, dos trabalhadores e dos empresários. Desde o início deste ano, vem realizando reuniões para fazer um diagnóstico da Previdência Social. No final de maio, iniciou nova fase de debates com o objetivo de definir as propostas a serem incluídas na reforma previdenciária, sempre com a preocupação de evitar qualquer tipo de prejuízo para os trabalhadores. A partir de agosto se inicia a terceira etapa de reuniões, quando será, então, elaborada a proposta de reforma a ser enviada pelo governo.

A ANFIP participa do fórum contribuindo com estudos sobre o sistema, desmistificando os vários mitos lançados pelos reformistas, entre eles, o suposto “déficit” previdenciário, e promovendo pesquisas, estudos e seminários sobre o assunto. Nos últimos meses, a entidade vem se reunindo com centrais sindicais integrantes do fórum para realizar uma análise minuciosa de todas as propostas e debates sobre Seguridade Social e dos tópicos diretamente relacionados à Previdência Social.