Plano CV cota 11,6393 Var. mês 1,13% | Plano PAI I cota 1,7408 Var. mês 1,14% | INPC 0,47% | Poupança 0,65% Dados de outubro
PREVIDÊNCIA

Tome cuidado com golpes

26/08/2022

Na última semana a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) publicou a denúncia de um golpe que se utiliza de um documento aparentemente oficial intitulado da Federação Nacional dos Beneficiários da Previdência Complementar. No Infraprev, detectamos que alguns participantes receberam documento semelhante via correios, onde consta a promessa de valores a serem restituídos, porém para liberação deles, no falso documento, é solicitado um depósito para desbloqueio.

Segundo relatos do setor, participantes de diversos fundos de pensão estão sendo abordados por associações que até onde foi apurado não existem sob o mesmo discurso, e mediante a isso, esclarecemos que no Infraprev não solicitamos depósitos ou pagamentos para a liberação de benefícios. Tal argumento trata-se de um golpe antigo que de vez em quando volta a ser aplicado com nova roupagem, cada vez mais sofisticada. 

Não respondam, não passem dados pessoais ou bancários e não depositem dinheiro em contas de pessoas desconhecidas. A orientação do Infraprev é que você pesquise as informações básicas sobre a entidade como nome, endereço e CNPJ. Busque também referências nos sites de reclamações disponíveis na internet e junto aos órgãos competentes como a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Em caso de dúvida, entre em contato com o Infraprev através dos nossos canais oficiais. Fique atento!