Plano CV cota 8,43877 | Plano PAI I cota 1,50503 | INPC 0,40% | Poupança 0,37% Dados Outubro
SUSTENTABILIDADE

INFRAPREV compra créditos de carbono para neutralização de GEE

10/09/2014

O INFRAPREV adotou uma nova forma de neutralização de suas emissões de gases de efeito estufa. A neutralização que era feita por meio do plantio de árvores (restauro florestal) foi substituída pela compra de créditos de carbono. A nova forma possibilita a conferência imediata da operação, além de proporcionar economia ao Instituto, por ser um processo mais barato.

O crédito de carbono é um certificado emitido quando há redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, gerador de aquecimento global. As reduções são verificadas por organizações credenciadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e podem ser registradas em plataformas mundialmente reconhecidas.

O inventário realizado em 2013 concluiu que as atividades do INFRAPREV geraram 165 toneladas de carbono (tCO2e), contra 174 toneladas em 2012. O dado é produzido a partir do levantamento do consumo de água, papel, energia elétrica, viagens aéreas, produção de lixo e combustíveis – especialmente quanto ao deslocamento diário dos empregados ao trabalho, por transporte público ou particular.

tCO2e – Toneladas de dióxido de carbono equivalente.  É uma medida utilizada para comparar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), com base no potencial de aquecimento global de cada gás. Consiste na multiplicação das toneladas dos GEE emitidos, pelo seu potencial de aquecimento global.