Plano CV cota 7,8068868 | Plano PAI I cota 1,4539611 | INPC 0,18% | Poupança 0,43% Dados Novembro
SUSTENTABILIDADE

INFRAPREV Sustentável: Consumo consciente da água

25/11/2014

Enquanto cerca de 70% do planeta é constituído de água, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), do volume total de água na Terra, somente 2,5% é de água doce. A escassez de água afeta a quase todos os continentes e mais de 40% das pessoas no mundo. Com as tendências atuais, 1,8 bilhão de pessoas estarão vivendo em países ou regiões com escassez absoluta de água até 2025. 

O Painel Intergovernamental sobre Mudas Climáticas (IPCC) prevê que ao longo do século XXI o comportamento hidrológico de algumas bacias do território nacional poderá sofrer alterações. A Agência Nacional de Águas (ANA) vem considerando o tema em suas atividades para planejamento de recursos hídricos, monitoramento hidrológico, acompanhamento e mediação de eventos críticos, entre outras medidas. 

De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), a situação das usinas hidrelétricas brasileiras é preocupante porque 64% da energia elétrica utilizada no país deriva deste recurso energético (a água), diretamente dependente da chuva para encher os reservatórios das hidrelétricas. 

O Instituto Trata Brasil publicou um estudo em que revela que metade da população brasileira assume não controlar seus gastos com água – índice que sofreu aumento se comparado aos últimos cinco anos, com registro de 37%. 

Estima-se que a cada 10 minutos de banho, gaste-se, em média, 100 litros de água. Por isso é recomendável que os banhos não ultrapassem 15 minutos. Escovar os dentes e lavar a louça com a torneira fechada é também um método eficaz de controle. Preferir baldes no lugar de mangueiras na hora de lavar o carro, também gera economia.

Economize água! 

(Fontes: brasil.gov.br; tvcultura.cmais.com.br; dgi.unifesp.br; arquivos.ana.gov.br; onu.org.br; em.com.br)