Plano CV cota 7,8068868 | Plano PAI I cota 1,4539611 | INPC 0,18% | Poupança 0,43% Dados Novembro
SUSTENTABILIDADE

INFRAPREV Sustentável: consumo de papel

02/12/2014

A dica da semana, da campanha INFRAPREV Sustentável no Facebook, faz refletir sobre o impacto da quantidade de papel utilizado para consumo. Não somente árvores são necessárias para produção de papel, mas também energia e água. Sem falar que, quanto mais papel, mais resíduos são gerados. Atualmente papel e papelão representam 18% do lixo urbano produzido no Brasil. Economize papel: reduza o lixo, o consumo de água e de energia. Acesse.

CONSUMO CONSCIENTE DE PAPEL

Segundo a revista Galileu, um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4 comum, usado em casa e nos escritórios. E são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel, enquanto o consumo do brasileiro é em média de meia árvore por ano.

A Embrapa explica que no Brasil, as árvores mais utilizadas para produção de papel são o eucalipto (originário da Austrália) e o pínus (da América do Norte). Árvores de rápido crescimento, 100% oriundas de plantios florestais, sem prejuízo das florestas nativas.

Apesar disso, para se produzir papel não são necessárias apenas árvores, mas também energia e água. Sem falar que, quanto mais papel, mais resíduos. Papel e papelão atualmente representam 18% do lixo urbano produzido no Brasil.

Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. A produção de papel, a partir do processo de reciclagem, reduz para 2 mil litros o consumo de água e em 50% o consumo de energia. Reciclar papel não é um procedimento químico e pode reduzir a poluição ambiental.

Conforme a revista Época, apenas 18% dos municípios brasileiros possuem coleta seletiva e, o país perde cerca de R$ 8 bilhões/ano por deixar de reciclar os resíduos que poderiam não parar nos aterros e nos lixões das cidades.

Para economizar papel, ao escrever, utilize bem os espaços nos dois lados das folhas do seu caderno. Revise bem os arquivos antes da impressão no computador. As mensagens virtuais também são excelentes substitutas para os tradicionais cartões de comemoração (Natal, aniversário e afins).

Economize papel: reduza o lixo, o consumo de água e de energia!

(Fontes: cdcc.usp.br;  360graus.terra.com.br; revistagalileu.globo.com; florestasnaembrapa.com.br; revistaepoca.globo.com; mma.gov.br)