A dica da semana da campanha INFRAPREV Sustentável é sobre o uso de lâmpadas LED. A sigla em inglês significa Light-Emitting Diode (ou diodo emissor de luz). Esse tipo de lâmpada possui maior durabilidade e consome menos energia do que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Boa opção para quem precisa economizar na conta de luz. Confira a dica completa no Facebook.
PREFIRA LÂMPADAS LED
LED é a sigla em inglês para Light-Emitting Diode (ou diodo emissor de luz). As lâmpadas LED são livres de mercúrio, substância rara na Terra, que possui alta concentração e é extremamente prejudicial à saúde. O mercúrio possui fácil absorção por parte do sistema gastrointestinal, das vias respiratórias e da pele. Lâmpadas fluorescentes compactas possuem grande quantidade de mercúrio.
Lâmpadas LED possuem um consumo de potência bastante menor que outras tecnologias. E a eficiência de uma lâmpada é medida de acordo com a sua luminância específica (Im/W): quanto maior for sua eficiência, maior será sua luminância.
Um estudo da Unicamp aponta que o consumo da lâmpada LED é 12 vezes menor que o de uma lâmpada incandescente de mesma luminosidade (60W), e 5 vezes menor que de uma fluorescente (15W). A vida útil da lâmpada LED, ainda de acordo com o mesmo estudo, é de 100.000 horas, mais que o dobro de uma lâmpada fluorescente comum (40.000).
No atual cenário de mudanças climáticas e escassez de chuvas, especificamente no Brasil país dependente das águas pluviais para mover suas usinas hidrelétricas, as lâmpadas LED podem ajudar nessa economia.
Lâmpadas LED são o futuro sustentável da iluminação residencial. Faça sua parte e ajude nessa economia!
(Fonte: global.britannica.com; 2.ib.unicamp.br; mspc.eng.br)