Plano CV cota 8,224615 | Plano PAI I cota 1,489427 | INPC 0,25% | Poupança 0,37% Dados Julho
SUSTENTABILIDADE

INFRAPREV Sustentável: use o transporte coletivo

09/12/2014

A quinta dica da campanha INFRAPREV Sustentável é sobre o uso do transporte coletivo para a redução de engarrafamentos e níveis de poluição nas grandes cidades. De acordo com o Instituto de Energia e Meio Ambiente, a qualidade do ar ainda não se encontra em níveis seguros para a saúde da população. Confira a dica completa na página do Facebook do INFRAPREV. 

 

USE O TRANSPORTE COLETIVO 

De acordo com o Instituto de Energia e Meio Ambiente, nas últimas décadas, o Brasil teve um avanço significativo no controle das emissões de poluentes atmosféricos de origem veicular, essencialmente com a implantação do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) que estabelece limites de emissões cada vez mais rígidos. 

Por outro lado, o mesmo Instituto afirma que a qualidade do ar nos grandes centros urbanos brasileiros ainda não se encontra em níveis considerados seguros para a saúde da população. E que os impactos à saúde humana e ao meio ambiente, provocados pela poluição veicular (do ar e sonora), são cada vez mais reconhecidos nos estudos científicos. 

O governo federal estima em mais de 6 milhões o número de veículos circulando apenas na cidade de São Paulo. No Rio de Janeiro, a segunda maior cidade neste índice, possui aproximadamente 2 milhões. São pouco mais de 51 milhões de indivíduos habilitados para a direção em todo o país, donos de cerca de 59 milhões de veículos. 

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) aponta que aproximadamente 43% dos motoristas enfrentam engarrafamentos todos os dias. Conforme dados do estudo, 23% locomovem-se de carro, 7% a pé e 3% a partir de bicicletas. Nas regiões metropolitanas, 60% utilizam transporte público. 

Assim, apesar da reconhecida necessidade de melhoria nos transportes de massa, devemos considerar todas as consequências ambientais, sociais e econômicas da motorização individual.

Use o transporte público e reduza os congestionamentos e a poluição! 

(Fontes: veja.abril.com.br; portalbrasil.net; cetesb.sp.gov.br; energiaeambiente.org.br; ibama.gov.br)