Plano CV cota 7,5893454 | Plano PAI I cota 1,4209257 | INPC 0,17% | Poupança 0,56% Dados Julho

O que é Previdência Privada?

  • Também conhecida como Previdência Complementar é um sistema que permite ao contribuinte acumular uma parcela de seus ganhos ao longo do tempo, para garantir uma renda futura melhor para si mesmo e sua família.
  • É um sistema desvinculado da Previdência Social obrigatória e funciona como uma fonte de renda complementar.
  • É uma forma de poupança de longo prazo, que proporciona um melhor padrão de vida na aposentadoria e cobertura em casos de morte e invalidez.


Qual a diferença entre Previdência Privada Fechada e Aberta?

A previdência privada é integrada por dois segmentos distintos e com características próprias: a previdência fechada, também denominada de fundos de pensão, e a previdência aberta.

Previdência Fechada - Os fundos de pensão são entidades civis sem fins lucrativos e acessíveis a grupos específicos de trabalhadores, vinculados a empregadores, chamados Patrocinadores, ou vinculados a entidades associativas, denominadas Instituidores. A fiscalização dos fundos de pensão é exercida pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e sua atividade regulada por representantes do governo e da sociedade, integrantes do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), ambos vinculados ao Ministério da Previdência Social.

Previdência Aberta - As entidades que operam no segmento aberto são sociedades anônimas, que exercem suas atividades sempre com finalidade lucrativa. O acesso a esse segmento da previdência é facultado a qualquer cidadão, independentemente do vínculo profissional ou associativo. O funcionamento das entidades abertas de previdência é autorizado e fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, e normatizado pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).


Vantagens das entidades fechadas em relação as abertas

Por que é mais vantajoso escolher um plano de previdência de entidade fechada, como o INFRAPREV, a um plano oferecido por uma entidade aberta, banco ou seguradora? As entidades abertas, que oferecem os planos: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), têm finalidade lucrativa. Parte da rentabilidade vai para o plano e a outra parte vai para os donos dos bancos ou seguradoras. As entidades fechadas, conhecidas como fundos de pensão, não têm finalidade lucrativa. A rentabilidade e o superávit revertem integralmente ao plano de previdência. Com isso, o participante acumula um saldo de conta de aposentadoria maior e, consequentemente, obtém um benefício superior aos oferecidos nas entidades abertas.


Diferenças entre entidades fechadas e abertas 

Entidade Fechada 

(fundos de pensão)

Entidade Aberta

(bancos e seguradoras)

Entidade sem fins lucrativos
Entidade com fins lucrativos
Organizadas por empresas e entidades associativas na forma de fundação/sociedade civil
Organizadas por instituições financeiras e seguradoras na forma de sociedade anônima
Fiscalizadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc)
Fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP
Menores taxas de administração
Maiores taxas de administração (incidentes sobre o saldo de conta - base de cálculo do benefício)
Rentabilidade e superávit revertem ao plano de benefícios
Rentabilidade e superávit renumeram mais os acionistas do que os participantes
Autonomia na escolha das instituições financeiras
Vinculação a uma única entidade financeira
Tábua de sobrevivência mais aderente à sua massa, de acordo com a legislação vigente
Tábuas de sobrevivência muito agravadas, pois consideram que o participante viverá além do estimado, fazendo com que o benefício seja menor
Governança Corporativa - Conselhos Deliberativo e Fiscal composto por participantes indicados pelo patrocinador e eleitos pelos próprios participantes
Não existe a participação do associado no processo de gestão