01/03/2024

Campanha incentiva a alteração do percentual de contribuição

A partir de hoje, 1º de março, recomeça o período para os participantes do Plano de Contribuição Variável (CV) alterarem o percentual de contribuição no Infraprev. O procedimento é simples e pode ser realizado na área de Autoatendimento do portal.

O percentual da contribuição descontado no contracheque dos participantes ativos destinado à aposentadoria é chamado de contribuição básica. Existe ainda um percentual para o pagamento do pecúlio, chamado de contribuição específica, que também pode ser alterado na página do Instituto.

Elevar o valor da contribuição básica mensal é um bom negócio porque, na prática, o participante ganha três vezes:

– Aumenta o saldo da poupança previdenciária no longo prazo e consequentemente o valor da aposentadoria a receber no futuro.

– Vai economizar no Imposto de Renda já do próximo ano, uma vez que, de acordo com a legislação, é possível deduzir as contribuições para o plano de previdência até o limite de 12% dos rendimentos tributáveis recebidos no ano.

– Como a patrocinadora também contribui para a poupança previdenciária do participante até 8% (limitado a R$ 1.868,64), quem contribui com menos que o teto está renunciando a parte desses recursos.

A alteração de percentual é feita on-line, no Autoatendimento do portal, em Serviços – Alteração de Percentual. O comprovante da mudança é emitido automaticamente no final da operação.

Veja o passo a passo:

– Clique em “Acesse seu Plano”;

– Insira seu CPF e sua senha;

– Clique em “Acessar o Painel” – caso tenha dificuldades, clique aqui para verificar possíveis soluções;

– Clique na aba Serviços;

– Alteração de percentual.