07/02/2024

Em curso realizado pelo Infraprev, Andrea Vanzillotta explica o bê-á-bá da previdência

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, o Infraprev promoveu o Curso em Educação Financeira e Previdenciária, ministrado pela atuária Andrea Vanzillotta. O tema vem sendo priorizado nas ações de comunicação do Instituto, com o objetivo de auxiliar os participantes na tomada de decisões financeiras e no planejamento do futuro de forma consciente.

Andrea fez uma introdução à Previdência Social no Brasil, apresentou um histórico e explicou o principal objetivo do órgão. A Previdência funciona como uma espécie de seguro administrado pelo governo para garantir que o cidadão receba uma renda ao se aposentar e que seja amparado em casos de impossibilidade de trabalhar como em situações de doença e de acidente.

A atuária, bastante elogiada por utilizar uma linguagem simples e didática ao abordar o tema, também explicou a reforma da previdência social. Apesar de polêmica, segundo ela, as mudanças na lei foram implementadas com o objetivo de garantir o equilíbrio das contas do sistema e, ao mesmo tempo, assegurar o pagamento de aposentadorias e pensões para todos os trabalhadores. Com o aumento da expectativa de vida e a queda da taxa de fecundidade, a população brasileira está envelhecendo rapidamente e, em pouco tempo, haverá mais pessoas recebendo benefícios do que contribuindo com a Previdência. Isso ameaçará o sistema e o pagamento das aposentadorias e pensões pelo Regime Geral de Previdência Social (INSS).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil vem aumentando e historicamente já se aproxima de países do primeiro mundo. Porém, mesmo com o envelhecimento populacional, os brasileiros se aposentam mais cedo que trabalhadores de outros países – a média antes da reforma implementada em 2019 ficava em 54 anos. Até então, o Brasil era um dos únicos que não estipulava idade mínima para concessão do benefício.

Andrea esclareceu também que a previdência social brasileira adota um sistema mutualista. Ou seja, quem está trabalhando financia o benefício dos aposentados. Com o envelhecimento da população e as constantes mudanças no mercado de trabalho, os recursos arrecadados dos contribuintes da ativa é insuficiente para cobrir os gastos com o pagamento das aposentadorias e pensões.

Como a saúde financeira está diretamente relacionada ao bem-estar das pessoas, Andrea avalia que elaborar um planejamento financeiro para o futuro é fundamental. Nesse particular, a manutenção do padrão de vida na aposentadoria tem sido uma das principais preocupações da população. Por isso, considerar a possibilidade de adesão a um plano de previdência complementar é cada vez mais importante. Se a opção é um plano previdência patrocinado pela empresa, com contrapartida das contribuições, como oferecido pelo Infraprev, o benefício é ainda mais atraente. “Essa característica faz com que o plano seja considerado um investimento imbatível para o colaborador, já que ele tem no mínimo 100% de rendimento do dinheiro investido todo mês, fora a rentabilidade alcançada pelo plano de benefícios”, ensina a atuária.

As gravações das duas lives do Curso em Educação Financeira e Previdenciária, ministrado por Andrea Vanzillotta, já estão disponíveis em nosso canal do Youtube. E, a contar pela quantidade de dúvidas e comentários recebidos pelo Instituto durante a transmissão ao vivo, o tema desperta grande interesse entre os participantes. Assista, esclareça suas dúvidas deixe seus comentários e, se avaliar que o conteúdo é relevante, compartilhe o vídeo em suas redes de contato. Sua opinião é importante para orientar as próximas ações de educação financeira capitaneadas pelo Instituto.

Onde assistir
Módulo 1 – Introdução à Previdência. 
Módulo 2 – Reforma de 2019 e Módulo 3 – Previdência Complementar.

Quem é Andrea Vanzillotta
Formada em estatística e atuária, pós-graduada em Previdência Complementar pela UFRJ/COPPE e mestre em Finanças e Economia pelo IBMEC. Trabalhou durante 19 anos em fundo de pensão multipatrocinado e, desde 2007, é consultora atuarial associada à HR Serviços Atuariais. É Coordenadora do Comitê Técnico de Fechadas do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA). É certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e pelo IBA. Em paralelo à atividade de consultoria, ministra treinamentos abertos ou in company sobre previdência social e complementar, além de conceitos básicos de atuária para técnicos, dirigentes e conselheiros de fundos de pensão.