21/11/2023

Previdência complementar: a importância de planejar o futuro

O brasileiro está vivendo cada vez mais. Em 1950 o país tinha uma expectativa de vida de 48,1 anos. Em 2023, essa média é de 76,2 anos, o que representa um aumento de 60%. O aumento da longevidade é, sem dúvida, uma excelente notícia porque indica avanços de indicadores demográficos importantes. Por outro lado, impõe uma série de desafios à sociedade.

Vamos falar especificamente da previdência social. Daqui algumas décadas teremos uma pirâmide etária com pessoas mais velhas no topo e uma quantidade menor de jovens na base. O resultado será menos pessoas contribuindo com o INSS e mais em idade avançada, dependendo desses recursos para sobreviver. A equação, como se pode ver, não fecha.

Diante desse novo cenário que se avizinha, contar apenas com os recursos pagos pelo INSS talvez não seja suficiente para garantir uma aposentadoria tranquila. É preciso buscar alternativas para complementar a renda. E quanto mais cedo você começar a planejar o futuro, menor será o esforço necessário para encarar os desafios financeiros de ter uma vida longa.

A previdência complementar é uma das alternativas para evitar a perda de qualidade de vida no momento da aposentadoria. Além disso, o segmento tem se mostrado de grande relevância para a economia, uma vez que boa parte dos recursos acumulados são investidos no setor produtivo.

As dores e as delícias da longevidade

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), você viverá 80 anos ou mais. Caso se aposente com 60 ou 65 anos, terá ainda uma expectativa de mais 15 ou 20 anos para viver com os recursos do INSS.  No período em que mais terá gastos com plano de saúde, despesas médicas e remédios é quando terá menos recursos para os gastos do dia a dia. Não seria interessante contar com uma renda extra?

Previdência Complementar, um investimento seguro

A previdência complementar se apresenta como uma das alternativas. O mercado oferece as entidades abertas, administradas por bancos e seguradoras; e as entidades fechadas, sistema no qual o Infraprev está inserido e que costuma ser mais atrativo porque não tem finalidade lucrativa. Com isso, toda rentabilidade acumulada é revertida para o plano de benefícios, o que no longo prazo faz enorme diferença.

O tempo de contribuição e o esforço de poupança ao longo dos anos serão determinantes para definir o valor do benefício futuro. Então, comece o quanto antes e contribua com o máximo que puder. Assim, você pode definir quanto da sua renda mensal será destinada às contribuições para o plano e, conforme passar a ganhar mais, seus investimentos poderão crescer proporcionalmente.

Plano Família Infraprev

Uma boa alternativa para quem pensa em investir na previdência complementar é o Plano Família, administrado pelo Infraprev. Na prática, funciona como investimento de longo prazo no qual você tem uma conta individual e escolhe o valor das contribuições mensais, de acordo com a renda pretendida no futuro, respeitando a contribuição mínima de R$ 27,14. O resultado do benefício será a soma das contribuições mais a rentabilidade desses valores acumulados.

Flexibilidade

O Infraprev Família permite que você utilize o saldo de conta como quiser: investir na educação de filhos ou netos, programar uma viagem, a compra de uma casa ou de um carro novo. Enfim, realizando projetos de curto a médio e longo prazos…

Escolha a idade da aposentadoria 

Com o Plano Infraprev Família você escolhe a idade em que pode ser elegível ao benefício. Por isso, trata-se uma alternativa interessante também para quem já se desligou do patrocinador, mas ainda não atende os requisitos para a aposentadoria no Plano CV, ou para aqueles que têm plano de previdência em outras instituições. Nesses casos, é possível fazer a portabilidade para o plano, onde você escolhe a idade que vai começar a receber o benefício no momento da adesão.

Dedução no Imposto de Renda

Parte das contribuições realizadas em favor do plano podem ser deduzidas na declaração de ajuste anual do IR, até o limite de 12% da sua renda bruta.

Cabe no bolso

O Plano Infraprev Família proporciona um padrão de vida confortável para você no futuro, e para as pessoas que você mais ama. Uma das vantagens é flexibilidade, uma vez que permite você planejar uma renda futura de acordo com suas possibilidades. É possível fazer contribuições mensais a partir de R$ 27,14.

Opções de desligamento

Se você se desligar do plano e, por alguma razão, não puder ou não quiser receber seu benefício, existem outras opções para você aproveitar seu investimento no Plano Infraprev Família:

  • Portabilidade para outras instituições;
  • Resgate.

BPD

Como no Plano Infraprev Família o participante pode escolher o valor de sua contribuição e alterá-lo sempre que desejar, assim como também é possível optar pela entrada em benefício a qualquer momento, o instituto do Benefício Proporcional Diferido (BPD) acaba sendo pouco efetivo. Em geral, os participantes optam pelo BDP por ainda não estarem elegíveis ao recebimento do benefício. Nesse plano, o participante é elegível em qualquer tempo e pode administrar os valores das contribuições com maior autonomia.

Saque de 20% a cada 2 anos

Mesmo sem o desligamento, a partir de 36 meses, o participante poderá resgatar até 20% do saldo de conta a cada dois anos, descontado o Imposto de Renda.