03/05/2024

O Dia da Senha se aproxima! Proteja seus dados com estas dicas infalíveis!

O Dia Mundial da Senha, celebrado em 5 de maio, é um lembrete crucial da importância de mantermos nossas informações online seguras. Como parte do Programa de Educação Cibernética e Digital Infraprev, você encontra aqui um vídeo completo com dicas valiosas para não apenas fortalecer suas senhas, mas garantir a proteção de seus dados.

Mas antes de conferir o vídeo, que tal já começar a colocar algumas dicas em prática?

  • Evite senhas óbvias: Nada de datas de aniversário, números sequenciais ou informações pessoais facilmente adivinháveis. Seja criativo e use combinações complexas de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais como: “@$&”.
  • Cada conta, uma senha única: Repassar a mesma senha para diferentes serviços é um prato cheio para os cibercriminosos. Crie senhas exclusivas para cada conta, dificultando a vida dos hackers.
  • Lembre-se: papel e caneta não são seus aliados: Anotar senhas em papéis ou salvá-las em aplicativos não seguros é um grande risco. Opte por gerenciadores de senhas (conhecidos como cofres de senhas) confiáveis para armazenar suas credenciais com segurança. Alguns sistemas operacionais de celulares ou programas antivírus costumam incluir este serviço em seus pacotes, procure se informar.
  • Autenticação dupla; segurança em dobro: Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível. Essa camada extra de proteção dificulta o acesso indevido à sua conta, mesmo que alguém tenha sua senha.
  • Biometria – a chave para o seu mundo digital: Utilize o reconhecimento facial ou digital para acessar suas contas e aplicativos, adicionando mais uma barreira contra acessos não autorizados.

Veja mais dicas sobre como evitar os tipos mais comuns de golpes na Internet clicando aqui.

Fique atento! O Infraprev jamais entra em contato para solicitar senhas.

Cuidamos da sua segurança com o máximo rigor e nunca solicitaremos dados confidenciais, como senhas, por meio de ligações telefônicas, mensagens de texto, e-mails ou qualquer outro canal de comunicação.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Infraprev pelos canais oficiais.